Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2004

A Bíblia das gatinhas


Editora americana transforma o livro sagrado em revista de moda para meninas adolescentes

Ela tem formato de revista, garotas bonitas na capa e, dentro, artigos sobre moda e dicas de namoro. Mas o conteúdo principal não deixa dúvidas quanto a sua natureza e suas intenções: trata-se de uma Bíblia, ou melhor, do Novo Testamento. A versão de visual moderno e linguagem jovem foi lançada por uma editora dos Estados Unidos para catequizar as ovelhas negras da juventude. Em apenas dois meses, desapareceu das livrarias e entranhou-se nas mochilas das americanas cristãs de 12 a 17 anos.
Batizada de Revolve (palavra de duplo significado, que tem os sentidos de revolver, revirar e ponderar), a Bíblia teen é bem revolucionária na forma - mas pouco no conteúdo. Embora utilize uma tradução acessível, o texto central é digno de edições com capa de couro.

Mudam os acessórios. Seções com dicas de moda sugerem roupas discretas. As meninas devem se perguntar se Deus não acharia o visual "revelador" demais. Em suas colunas, Revolve policia comportamentos: afirma que Deus não gosta de que elas telefonem para os meninos.

Editoras sempre tentaram conquistar jovens com versões especiais da Bíblia, com notas e atividades para adolescentes. Mas o formato arrojado de Revolve está superando as concorrentes em popularidade. E em críticas. Teólogos e religiosos reclamam que a apresentação fashion banaliza a mensagem do Senhor.

Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário