Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2004

Os instrumentos dos sonhos


Músicos aprendizes são cheios de manias, principalmente os aspirantes a roqueiros. Sem perceber, eles adotam um comportamento padrão, que já virou esteriótipo e diverte o pessoal das lojas de instrumentos musicais.

Basta um breve passeio pela tradicional Rua Teodoro Sampaio, em São Paulo, para sacar algumas dessas características dos iniciantes na arte da música. Eles são atraídos pelas lojas de instrumentos musicais que dominam alguns quarteirões da região.

Os estudantes de guitarra, contrabaixo e bateria – o chamado “power trio” – predominam. Boa parte deles, antes de comprar o próprio instrumento, passa um bom tempo namorando o modelo dos sonhos pela vitrine. “Alguns vêm toda semana admirar o instrumento que desejam. Tem uns que passam um ano nessas, vindo direto. Eles ficam guardando dinheiro para comprar”, conta Eduardo Cabral, gerente da “Made in Brazil”. “Mas cerca de 70% dos consumidores tem entre 8 e 22 anos, e na maioria dos casos, os pais é que bancam a compra”, explica.

Quase todos querem um instrumento igual ao do ídolo, e quando acham algum parecido em alguma loja, ficam encantados. “Rola muito do moleque chegar aqui e falar: ’Olha aquela lá. É igual a do cara de tal banda’. Alguns passam a tarde inteira só olhando para um instrumento”, afirma Carlos Favato, gerente da loja “Gang”. Ele garante que os guitarristas das bandas de Hard Core do momento são os mais citados hoje em dia.

Mas mesmo os que já têm o próprio instrumento, acabam sendo atraídos pelos modelos parecidos com os dos músicos que admiram. É muito comum vermos garotos que, mesmo com uma guitarra pendurada nas costas, ficam “babando” em cima de alguma outra exposta nas lojas. “Às vezes, o cara tem uma mais simples, mas sonha em ter uma igual à do ídolo, que geralmente é bem mais cara”, afirma Favato.

Sérgio Sartori, proprietário da loja “Hangar 17 Music”, acredita que muitos deixam de lado a qualidade do instrumento quando estão frente a frente com um parecido ao do músico que admiram. “Mesmo sabendo que a guitarra do ‘figurão’ não é exatamente igual àquela e que tem outras melhores e mais baratas, eles a querem e pronto. Não adianta avisar”.

Não basta desejar, tem que tocar

Muitos não se contentam em só olhar. A maioria quer experimentar, sentir o prazer de tocar tal instrumento. Às vezes, os vendedores aproveitam a ocasião para divertir-se às custas dos pobres iniciantes. “Acontece deles tocarem tudo errado e a gente elogiar, dizendo que eles já são profissionais”, confessa Favato, da “Gang”. “Mas é legal vê-los realizar um sonho”.

Os guitarristas são os recordistas na experimentação e as músicas tocadas por eles na hora do teste já virou brincadeira entre os vendedores da Teodoro Sampaio, já que quase todos tocam as mesmas coisas. No filme “Quanto mais idiota melhor” a situação foi até ridicularizada. Quando o protagonista começa a experimentar uma guitarra, o vendedor da loja interrompe o ato e mostra uma placa com a inscrição: “Proibido tocar ‘Stairway to Heaven’”, música da banda Led Zeppelin muito ensinada para aqueles que começam a aprender o instrumento.

Ao lado de “Smoke on the Water”, do Deep Purple, essa música liderou as paradas de sucesso das experimentações de guitarra por muito tempo. Mas hoje a história mudou. Segundo Favato, atualmente o troféu fica com “Enter Sandman”, do Metallica. “Tem cara que pega o instrumento e a gente já sabe que ele vai mandar o ‘riff’ dessa música. É o hit da molecada”, diverte-se.

Veja quais são as “dez mais” dos aspirantes na hora de experimentar um instrumento:

1. Enter Sandman (Metallica)

2. Sweet Child O’ Mine (Guns n’ Roses)

3. Come As You Are (Nirvana)

4. Fear Of The Dark (Iron Maiden)

5. The Man Who Sold The World (Nirvana)

6. Smoke on the Water (Deep Purple)

7. Satisfaction (Rolling Stones)

8. L.A. Woman (The Doors)

9. Tears In Heaven (Eric Clapton)

10. Stairway to Heaven (Led Zeppelin)

Fonte: IGMusica

Colaboração: Ivan Melo

Nenhum comentário: