Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2005

EXPOSIÇÕES

Os períodos incendiários dos anos 70 e 80 estão de volta. Desta vez, não para se viver, mas para se ver. O movimento punk, que fez história naquelas décadas, completa 30 anos. Para comemorar a data, chega em Brasília a mostra Punk 30 Anos, aberta a partir desta terça-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
.
A exposição ficará na cidade até 20 de julho. Já visitou São Paulo e Rio de Janeiro. No cardápio punk, muitos filmes de ficção e documentários. Será basicamente de cinema, tendo espaço, também, para shows e debates. Segundo o curador da mostra, o paulista André Fischer, ela serve tanto para punks quanto para não punks. “O público é formado por pessoas que ouviram falar e não viveram e as que querem reviver a época”, explica.
Reviver em Brasília não será complicado. Segundo Fischer, a capital federal é dona de um movimento forte, “embora seja mais musical”. No início dos anos 80, nomes como Renato Russo e Philippe Seabra, líder da banda brasiliense Plebe Rude, figuravam entre os que freqüentavam à cena punk.
.
Prova disso é o filme de ficção que passa no primeiro dia da mostra. Ascensão e Queda de Quatro Rudes Plebeus é uma crítica da Plebe Rude ao mercado fonográfico e às bandas que se submetem à indústria. A fita traz participação especial de Renatto Russo, interpretando um empresário mercenário. O filme participou do Festival de Cinema de Brasília em 1983.
.
Além dele, o documentário Punks (1984), dos diretores Sarah Yakhni e Alberto Gieco, apresenta a trajetória de um grupo de jovens paulistas que falam por meio de músicas, idéias e modo de se vestir. Depois do filme, haverá debate com a diretora e convidados.
.
Ainda terão shows. De acordo com a programação, apresentam-se Zero 10, Gramofocas e Clash City Rockers, cover da banda punk Clash.
.
ControvérsiaA mostra punk nasceu embalada pela comemoração dos 30 anos do grupo Sex Pistols. Os organizadores elegeram a data do primeiro show como o nascimento da era punk. Mas, segundo o curador, há controvérsia quanto ao verdadeiro aniversário do movimento. “Nos debates, as pessoas sempre apresentam outros fatos que poderiam marcar o início de tudo. Mas acredito que, se não foi há 30 anos, foi há 29 ou 31. Está por volta desta data”, conta Fischer.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário