Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2007

ROCK, UNIDADE E CARIDADE

Rebeldia e peso parecem separar a religião do rock n´roll, mas unir o estilo musical à fé católica é a missão da Associação de Rock Católico do Rio de Janeiro - ASROC/RJ. Em janeiro de 2005 foi criada uma comunidade no Orkut - "Rock Católico e White Metal RJ" - que visava reunir admiradores e músicos deste estilo no estado. Ainda em 2005, eventos como o Rock Cristo, em Rio Bonito/RJ, o Módulo Rock do Hallel de São José dos Campos/SP e o Jesus Is The Rock, em Cachoeira Paulista reuniram as bandas cariocas Tribo de Levi, Canto Novo, Vigilante e NGC. Com isso, a idéia de formar a Associação começou a tomar corpo.

Por iniciativa de Bruno Abrantes e Felipe Rozza, integrantes da banda de punk/hardcore Vigilante, foi criada em maio de 2006 a ASROC/RJ. O movimento se inspirou no cenário do rock católico de Brasília e Goiás (Rock In Cristo), São Paulo (Rock In Concert, Hallel Vale / Franca), Minas Gerais (Hallel Paracatu) e Paraná (Hallel Maringá). O primeiro fruto deste trabalho foi o evento "Maranathá Rock Fest", realizado em setembro de 2006 no Engenho de Dentro, que contou com a Tribo de Levi, Vigilante, L.U.S. e Pax Domini. A ASROC reúne bandas da capital, Região Metropolitana e Serrana do Rio.

O objetivo da Associação, além de evangelizar jovens, é de formar espiritual e tecnicamente os músicos católicos, trabalhando também com dependentes químicos. Para tal a ASROC/RJ tem o acompanhamento de um sacerdote, Padre Cláudio dos Santos (Paróquia Divino Espírito Santo, Maracanã, zona norte do Rio). A Comissão Arquidiocesana de Música Sacra, o Bar Encontro e as comunidades católicas Maranathá e Aliança de Misericórdia são parceiros deste projeto.

A ASROC/RJ visa também fortalecer o cenário do rock católico no estado, produzindo shows com estrutura profissional e divulgando os grupos também para a mídia tradicional, sem esquecer o segmento "underground" do Rio. As bandas da Associação estão na programação da web rádio Catedral Music Online (www.radiocatedral.org.br), todos os sábados, das 18h às 22h, no Programa Espaço Santo Rock.

Contato ASROC/RJ:
E-mail: asrocrj@yahoo.com.br
Orkut: Comunidade "Rock e White Metal Católico RJ"
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1222213

Um comentário:

Rodrigo Vidigal disse...

A iniciativa dos caras é muito boa.
Conheci através de um review que eles fizeram do DVD do Eterna.