Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2008

Ato na Praça da Sé (SP) em Defesa da Vida vai dizer Não ao aborto no Brasil

Em defesa da vida, milhares de pessoas estarão reunidas, no dia 29 de março, sábado, às 10 horas, na Praça da Sé, marco da cidade de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, em um grande ato de cidadania, suprapartidário, supra religioso, para reafirmar que a população brasileira, em sua esmagadora maioria, é contra a legalização do aborto no país. Será o Ato Público em Favor da Vida, organizado, entre outros, pelo Comitê Estadual do Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil sem Aborto, e que contará com o apoio e participação de diversas entidades representativas da sociedade civil e lideranças religiosas. Desde 1991 tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) 1135/91 que legaliza o aborto no país.

Em 2007, mais de 11 mil pessoas estiveram na Praça da Sé para dizer Não a Descriminalização do Aborto e Sim a Favor da Vida. O ato ecoou por todo o país e se espalhou por diversas cidades, dando origem a manifestações, caminhadas e atos públicos semelhantes, culminando com a grande Marcha Nacional da Cidadania em Defesa da Vida – Contra a Legalização do Aborto, realizada em Brasília, com mais de 20 mil pessoas. Pesquisas de diferentes institutos confirmam que a maioria da população é contra a legalização do aborto no Brasil. A última pesquisa divulgada pelo Datafolha, por exemplo, revelou que 87% dos entrevistados se posicionaram contra o aborto. Legalizar a prática é um desrespeito ao povo brasileiro e a Constituição que garante o direito à vida desde a concepção, segundo os organizadores.

Dentre as pessoas já confirmadas para o Ato Público de 2008 estão o deputado federal Luiz Bassuma (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida da Câmara Federal; dom Nelson Westrupp, presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Nestor Masotti, presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), a advogada Marília de Castro, coordenadora do Comitê Estadual do Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil sem Aborto; Jaime Ferreira Lopes, coordenador nacional do Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil sem Aborto; o advogado Cícero Harada, presidente da Comissão da Defesa da República e Democracia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo; a médica Alice Teixeira, professora associada de Biofísica da UniFESP/EPM na área de Biologia celular; a médica Marlene Nobre; Rogério Pinto Coelho Amato, Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo; Luiz Carlos Gonzaga - presidente da Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas (Rebraf).

O Ato Público em Favor da Vida, marcado para a Praça da Sé, é uma forma de dar voz a quem não tem como se manifestar. De acordo com a coordenadora estadual do Movimento, a advogada Marília de Castro, o evento “é fundamental para que opinião pública se posicione contra as propostas de descriminalização do aborto que tramitam no Congresso Nacional”. Para as entidades que defendem a vida, cabe ao governo promover políticas públicas em defesa da maternidade, da paternidade responsável, da criança, do adolescente e da família e não trabalhar pela legalização do aborto no país.

Mobilização pela vida - O Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil sem Aborto (www.brasilsemaborto.com.br) foi criado em julho 2006 com o objetivo de defender a vida. Reúne juristas, cientistas, professores e cidadãos que representam a sociedade civil, em um movimento de natureza suprapartidária, supra-religioso, plural e democrático, focado na luta por uma agenda positiva, que discuta as questões fundamentais do direito à vida plena desde a fecundação.

Para difundir suas idéias e propostas para um universo cada vez maior, o Movimento Nacional em Defesa da Vida - Brasil Sem Aborto já conta com 15 comitês Estaduais e a cada dia conquista novos integrantes. Visando ampliar sua atuação, o Movimento tem organizado caminhadas e eventos, de norte a sul do país, para chamar a atenção da população para as implicações e conseqüências da mudança da legislação vigente.


Informações:

Rosane Toledo - rosane@difattocom.com.br

Anna Maria Munhoz –annamaria@difattocom.com.br

(11) 5052-3004

Nenhum comentário:

Postar um comentário