Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2008

ESPIRITUALIZAÇÃO

Ó JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...

Jesus parte de Cesaréia de Filipe com seus discípulos atravessam a Galiléia a caminho de Jerusalém, para anunciar o projeto libertador. Sabendo da grande dos chefes de Israel que também poderia afetar os seus discípulos. Pois entre eles já discutiam sobre este assunto, demonstra-lhes quem será maior no Reino dos Céus. O modelo de grandeza no Reino é a criança, sobretudo por causa da humildade, simplicidade e do acolhimento ao novo.

Num mundo onde todos lutam pelo poder, todos querem mandar e aparecer, convido-te minha irmã meu irmão. Tu que hoje passas por esta homilia a pedir a Jesus o dom da humildade, simplicidade, mansidão, pureza.

Por isso, Jesus! Como é grande a vossa humildade, ó divino Rei da Glória, quando vos submeteis assim aos vossos sacerdotes, sem fazer qualquer distinção entre os que vos amam e os que são pobres deles!

Ó meu Bem-Amado, sob o véu da branca hóstia, como me apareceis manso e humilde de coração! (Mt 11,29) Para me ensinar a humildade, não podeis abaixar-Vos mais; por isso, para responder ao vosso amor, eu quero ser capaz de desejar que as minhas irmãs me ponham sempre no último lugar e convencer-me de que esse lugar me pertence.
Eu sei ó meu Deus, que Vós derrubais a alma dos orgulhosos, mas aos que se humilham dais uma eternidade de glória; quero assim pôr-me na última fila, partilhar as Vossas humilhações a fim de "tomar parte convosco" (Jo 13,8) no reino dos Céus.

Mas, Senhor, conheceis bem a minha fraqueza: cada manhã, tomo a decisão de praticar a humildade e, à noite, reconheço que cometi ainda muitas faltas por orgulho. Perante isto, sinto-me tentada a perder a coragem, mas sei que o desencorajamento é também orgulho. Por isso eu quero ó meu Deus, fundar a minha esperança só em Vós; uma vez que tudo podeis, dignai-Vos fazer nascer na minha alma a virtude que eu desejo. Para obter essa graça da vossa infinita misericórdia, repetir-vos-ei muitas vezes: "Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário