Páginas

sábado, 4 de abril de 2009

Papa reconhece virtudes heróicas de Irmã Dulce

Bento XVI reconheceu hoje, 3 de abril, as "virtudes heróicas", primeiro passo para a canonização, da brasileira irmã Dulce Lopes Pontes. Também foram reconhecidas as virtudes de outros nove religiosos.O Papa, Bento XVI, recebeu o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Arcebispo Ângelo Amato, em audiência no Vaticano. No encontro o Pontífice autorizou o decreto de beatificação de uma monja italiana e o reconhecimento das virtudes heróicas de dez religiosos, grupo em que está a freira brasileira.

Maria Rita Lopes Pontes, que adotou o nome de Dulce, pertence à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. A religiosa, conhecida como o Anjo bom da Bahia, nasceu em Salvador, na Bahia, em 26 de maio de 1914 e morreu na mesma cidade em 13 de março de 1992.

A caminhada para a canonização possui vários degraus. No primeiro, o fiel é declarado servo de Deus, no segundo é chamado de venerável, no terceiro bem-aventurado e no último é que ele pode ser invocado como santo.

O título de venerável servo de Deus é dado a uma pessoa que viveu as virtudes de maneira heróica. Para a beatificação é necessário um milagre conseguido pela intercessão do postulante a santo. Finalmente, a canonização acontece depois de um segundo milagre, que deve acontecer somente depois da proclamação de bem-aventurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário