Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A solução depende da ação de todos!!!

A Pastoral da Aids foi criada no Brasil em 2002. É um serviço específico da Igreja Católica no Brasil para as questões de DST HIV e Aids, discute aprofunda e organiza ações de prevenção à epidemia e acolhe e acompanha pessoas que vivem e convivem com Aids.

É formada por uma equipe de coordenação, com sede em Porto Alegre, coordenadores regionais e diocesanos e equipes de base formadas por lideranças que atuam dentro das comunidades. Esta equipe também dinamiza a Rede Latino Americana e Caribenha de HIV e Aids hoje presente em 8 países da America Latina. É a igreja apostando na organização dos regionais, estimulando a realização de capacitação de agentes, organizando equipes de serviço para atividades conjuntas que dão organicidade e visibilidade às práticas da igreja no mundo da Aids.

A Pastoral da Aids, é o cristão capacitado e comprometido no trabalho de prevenção e assistência. É a Igreja comprometida para que a vida prevaleça, segundo o ensinamento de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida”. No Mato Grosso a Pastoral é presença desde 2006, quando Freis Capuchinhos por intermédio da CNBB vieram ao Regional e capacitam pessoas para tornarem-se membros dessa nova pastoral da Igreja.

É especificamente na comunidade onde acontece o trabalho eclesial de prevenção e assistência aos soropositivos. Em Sapezal a Pastoral foi implantada em 2007. Os Agentes oferecem à comunidade, informação e conscientização sobre o tema Aids e DST, trabalham na garantia dos direitos das pessoas soropositivos fazendo parte do Conselho Municipal de saúde, e apóiam em suas necessidades e conquistas. No momento a Pastoral da Aids esta em intensa mobilização para a realização da 26º Vigília pelos mortos da Aids com o tema “A solução depende da ação de todos”. É um momento oportuno de sensibilizar para as perdas de milhares de vidas prematuramente. É um momento de propor à comunidade um caminho de esperança, oferecendo informações para que a prevenção das DST/HIV e Aids aconteça e que o preconceito e a discriminação sejam superados. A vigília Pelos mortos de Aids, comemorada mundialmente no terceiro domingo de maio, vai acontecer em Sapezal, motivada pela Pastoral da Aids, em parcerias com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, Hospital Renato Sucupira e pessoas preocupadas com a epidemia com a execução do projeto: “TODOS CONTRA A AIDS”. Este projeto será desenvolvido no decorrer da semana que acontece a Vigília. Algumas atividades serão desenvolvidas em preparação a Grande Vigília como: Reuniões, informações para alunos, informação através dos meios de comunicação local, ações de alunos e professores que realizam “O PARADÃO” disponibilização de panfletos informativos à população sobre prevenção e DST HIV e Aids.

Um comentário:

Eduardo disse...

Muito bacana esta iniciativa...

inclusive se eu não me engano existem duas casas em bsb coordenadas por instituições católicas q cuidam de pacientes sotro positivos....

uma na ceilandia e outra no recanto