Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Santo Agostinho: viver a graça e a lei

“Ao se passar a viver sob a graça, observa-se a Lei por amor, livremente” (Cf. exp. Gal. 22 e 42). Essas palavras, escritas pelo Apóstolo Paulo, fruto de sua conversão e seu livre amor a Deus, são fontes inspiradoras de toda a história da Igreja. Esse estado espiritual é o conteúdo que permeia o novo livro da PAULUS, Santo Agostinho – Explicação de algumas proposições da Carta aos Romanos/ Explicação da Carta aos Gálatas/ Explicação incoada da Carta aos Romanos. O livro aborda os escritos de Santo Agostinho registrados entre os anos 393 e 395 d. C. referentes às epístolas paulinas, nas quais o Hiponense experimenta as palavras de Paulo como modelo de conversão ao cristianismo.

A primeira parte da obra, Explicação de algumas proposições da Carta aos Romanos, dispõe as explanações de Agostinho referentes aos questionamentos que os irmãos (frates) lhe faziam. Esse fato é justificado na introdução do livro: “Não se pode, por isso, esperar desta obra agostiniana um texto expositivo completo sobre o mencionado escrito paulino. Ademais, o próprio Hiponense reconhece não o tratado em sua completude. Mesmo assim, note-se como não tenha ignorado o ponto em torno do qual gravita toda a referida carta, isto é, a relação entre as obras da Lei e as da graça. Possivelmente seja esta mesma relação a estimular Agostinho a empreender um comentário completo a um texto de Paulo”.

Já a Explicação da Carta aos Gálatas, o Doutor da Graça – como é conhecido no meio teológico – deixa claro que teve a intenção de tratá-la por inteiro, diferentemente da anterior. Especula-se, ainda, que sua inspiração para este escrito provenha da relação entre a Lei e a Graça. Após compor esses textos, Agostinho volta-se novamente para a Carta aos Romanos com a mesma intenção que o motivou em Gálatas. Porém, segundo suas mesmas expressões, esse projeto foi interrompido por sua voluminosidade e pela fadiga, resultando, no que ele mesmo intitula, na Explicação incoada da Carta aos Romanos.
Santo Agostinho - Explicação de algumas proposições da Carta aos Romanos/ Explicação da Carta aos Gálatas/ Explicação incoada da Carta aos Romanos é o 25° volume da coleção Patrística, da PAULUS, que tem o intuito de possibilitar aos leitores um contato direto com os textos dos “Pais e Mães da Igreja”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Paulus

Nenhum comentário: