Páginas

sábado, 13 de junho de 2009

Secularização interna da Igreja

Bento XVI alerta para perigos internos e pede "tempo para oração"

Bento XVI alertou para a secularização interna que a Igreja enfrenta. Na celebração que presidiu na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, esta Quinta-feira, na Basílica de São João de Latrão, o Papa afirmou que a fé não pode ser dada como garantida.

"Mesmo dentro da Igreja enfrentamos o risco da secularização, que pode conduzir ao esvaziamento da eucaristia, em celebrações vazias, onde a participação de coração pleno era expresso na adoração mas também no respeito litúrgico".

Bento XVI alertou para a "tentação de reduzir a oração a momentos superficiais e deixar as actividades e preocupações tomarem conta de nós", um sintoma que indica "é sempre mais forte".

Durante a homilia da eucaristia o Papa afirmou que as palavras "este é o meu corpo, este é o meu sangue", tomadas do Evangelho de Marcos, "ressoam com notável poder evocativo ainda hoje".

Ao afirmar "este é o meu sangue", Jesus "apresenta-se como o verdadeiro e definitivo sacrifício, no qual se realiza a expiação dos pecados". Com o acréscimo da expressão "o sangue da aliança", Jesus "deixa claro que, graças a sua morte, finalmente se torna efectiva a aliança feita por Deus com seu povo", explicou o Papa.

Foi durante a última ceia que definitivamente se deu a nova aliança, "não confirmada por sacrifícios de animais, mas com o seu sangue, tornado sangue da nova aliança".

Bento XVI referiu que a Cruz "é mistério de amor e de salvação, que purifica a consciência da ‘opere morte', isto é, do pecado, e santifica-nos, esculpindo a nova aliança em nossos corações; a Eucaristia, renovando o sacrifício da Cruz, faz-nos capazes de viver fielmente a comunhão com Deus."

6 comentários:

  1. Acho bacana a discussão acerca da ideia de q secularização tbm promove o evangelho????

    Ou seja, será q a Igreja não trata a popularização das coisas inerentes a Igreja com certa ressalva????

    ou seja, blokeia a grande massa a oportunidade de conhecer um DeUS????

    cLARO Q estes são apenas questionamentos com a ideia de promover um debate aqui no blog...

    sintam-se a vontade!!!

    ResponderExcluir
  2. João Paulo01:58

    Secularizar não pode ser sinonimo de banalizar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eduardo12:07

    Eu acho q secularizar pode ser positivo...

    qndo as missas deixaram de ser em latin e os padres deixaram de faze-las de costas para os fiés... a igreja se secularizou,...

    e foi positivo

    pq não secularizar???

    ResponderExcluir
  4. Sávio Sam12:18

    Acho que é preciso ter cuidado. Sim usar o meio da arte pra evangelizar é preciso. Mas usar o meio Cristão pra fazer arte e se promover tbm é um perigo. Como identificar quem faz uma coisa ou outra? Não existe receita. Não existe medido de intenção de coração. Mas eu acredito que no fim das contas Deus sempre mostra quem é quem e as máscaras sempre caem. Mais cedo ou mais tarde. Sim é importante esta ressalva da igreja diante de tantos fatos que ja aconteceram no meio Cristão.

    ResponderExcluir
  5. falou tudo savinho!!!

    Deus é o unico q pode julgar as verdadeiras intenções do coração...

    nos cabe ter dicernimento e acatar aquilo q nos convem!!!!

    ResponderExcluir
  6. Juliano18:40

    Só acho q tudo q se torna popular sofre com a ideia de secularização!!!

    e num gosto deste tipo de visão

    ResponderExcluir