Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Venda ou sustento? - Confira essa matéria do SacraMusic

Nessa semana, aqui no SacraMusic, uma notícia me espantou muito com o titulo de "Prostituição de Ministério". Ao ler seu conteúdo fui diretamente ao vídeo ver e ouvir dos lábios do próprio Padre Cleidimar algo que não acreditei, sim realmente ele me chamou de "prostituto" no sentido de que se ponho preço em meu trabalho de músico estaria supostamente me prostituindo.

Nas palavras do padre: "... vender o seu ministério, ou seja, o Dom que Deus nos dá, não é pra ser vendido, Não é? Agente faz, faz, doando aquilo que eu recebo de graça, de graça eu dou e Deus vai me compensar com a forma dele, e não é o, não é, não é impondo e colocando um preço por causa do meu ministério, isso é prostituição.. ." (assista o vídeo)

Bom vamos com calma, primeiramente resolvi colocar toda a frase para que não aconteça qualquer duvida sobre o assunto, vou expor a minha visão do assunto, respeitando absolutamente a visão do Padre mas discordando em quase tudo.

Inicialmente gostaria de dizer que sou musico profissional, ou seja, dou aulas, faço shows, workshops e afins, se não cobrar por determinadas coisas sem duvida não sustentarei minha família, quero dizer, se não colocar preço em shows que faço como Freelancer, ou não colocar preço para os artistas com quem seu SIDEMAN simplesmente viveria em baixo da ponte sem possibilidade inclusive de escrever estas mal fadadas e tortas linhas.

Vamos abranger um pouco mais o assunto com outras informações, alguém já ligou pra pedir um show na Canção Nova, mas que o pagamento do show fosse a providência da qual o Padre fala no vídeo? Sabe qual seria a resposta? A Canção Nova não pode oferecer a qualidade que tem sem pagar aos profissionais envolvidos, no caso do show, músicos, técnicos e outros, mesmo que o próprio ministro não receba.

Estava falando ao meu pároco esses dias, que eu nunca, e em hipótese alguma, cobraria para tocar em missas, seria completamente insano que me submetesse a isso. Isso sim seria submeter o Dom de Deus a venda e não chamaria de "prostituição" mas de comercialização, pois se não posso doar meu Dom em favor de minha comunidade, então que cristão eu seria? Mas muito diferente quando missão de evangelização e profissão se misturam. Alguns exemplos mostram que não apenas na comunidade mas em todo o mundo precisamos de missionários, mas esses missionários muitas vezes tem que viver sem respaldo de ninguém e para piorar tem que sustentar família. Porque não posso aliar a evangelização com o trabalho, pois assim poderia me dedicar em tempo integral a isso e não apenas uma parte do meu dia. Isso também é colocar Deus a frente, isso é colocar Deus no foco da sua vida. Concordo que não precisamos colocar preços inacreditáveis para que se faça um show ou comparecimento público, mas o suficiente para que todos que estão envolvidos no trabalho de evangelização possam ter o seu sustento garantido.

Para não me estender muito deixo neste texto apenas o protesto, pois as pessoas não podem sair metralhando bobagens sem pensar em quem vai ouvi-las, principalmente quando estes são formadores de opinião, quando são importantes em um contexto nacional como o Padre Cleidimar.

Não vendo meu Dom, ele eu doo gratuitamente aos domingos na minha paróquia e para aguns alunos que não podem pagar. Vendo minha profissão pois estudei e estudo muito para manter a técnica apurada para artistas exigentes, como o Padre Cleidimar é e tantos outros o são - estudo a Palavra para poder ser sinal do Céu na terra e rezo muito para que Deus me dê a humildade, unção para aliar a técnica e vontade de levar seu Santo nome as nações.

Fonte: SacraMusic.com.br

15 comentários:

Amanda Brito disse...

Rodrigo!

Eu li essa matéria ontem!

Muito boa e também complementa uma discussão que já havia começado aqui no WM há um tempo.

=)

Rodrigo Vidigal disse...

Essa matéria está bem completa.

Flávio Bueno disse...

Pois é...Muito boa essa discussão feita pelo SacraMusic

e na boa... To revoltadooo;;; fico puto com este tipo de generalizaçãoooo

vide o q rolou sábado na Paróquia São Pedro e São...

isso pra mim q é se prostituir...

Acho q o Padre Cleidimar assinou a lingua antes de ligar o cerebro!!!

Eduardo disse...

Fláviooo

este tipo de coisa me revolta tb,,mmmm

tem cada idiota neste mundoooooo

Paulo Roberto disse...

Vc quis dizer assionou né flávio!!1

pense num menino delicado ...
kkkkkkkkkkkkkkkkk

caracas...

assionou a lingua antes de ligar o cerebro foi punkk


kkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Realmente falou sem pensar, mas vamos também respeitar o Pe, bom, eu penso assim, tem muitos que acham que as coisas caem do céu, só quem tem um trabalho com música sabe o tanto que é caro a produção dos materiais, instrumentos, estudos e etc.

espero um dia ver o Pe Cleidimar explicar melhor o que ele quis dizer, quero acreditar que certamente ele tem uma outra versão.

Meninas de Pantufa disse...

eu vi ontem tb essa matéria lá no Sacramusic..
afinal achei que foi uma falta de respeito com os músicos ....
o Guilherme mandou muito bem em suas palavras..

bjs............

Flávio Bueno disse...

Grande Divino eu num quis desrepeitar o Padre Cleidimar não...

eu só acho q independente de ser padre ou não... aliás pode ser até o Papa... pra falar, pra emanar opinião, ainda mais com o grau de complexibilidade q esta opinião envolve tem q ter um minimo de raciocínio q condiz com a realidade...

bom senso é fundamental!!!

e como ele num deve ter pensado pra falar... acho q o mínimo q ele deveria fazer era se retratar.

A reportagem do Guilherme do Sacramusic foi fantástica... e sua opinião tbm...

o q é ser prostituto dentro da igreja...

ser profissional???

Wendel Aires disse...

A gente gasta horas em estudio, que não é barato, quem é musico sabe disso, o "rala" que temos que dar pra montar um show, gastar com transporte, que muitas vezes em 99% dos casos temos que pagar pra tocar, deixar família em casa quando poderíamos estar com ela (família), se dedicar tanto pra fazer um trabalho sério, de qualidade, que posam tocar as pessoas, nos reunimos para orar pelo ministério, pra que Deus possa abençoar, e um cidadão só pq é Padre, vem nos chamar de prostitutas!!!
Pergunta pra ele se ele vem tocar de graça aqui em taguatinga, bancando todos os custos com passagens, hospedagem, musicos etc...
A pessoa tem que ter um mínimo de dicernimento antes de sair falando bobagens inúteis que não acrescenta em nada para o crescimento da música (defasada) católica! Os evangélicos pagam todas as despesas quando seus ministérios vão tocar e olha que não é barato, não é a toa que eles estão a cem anos luz a nossa frente, se tratando de música, show businness! É uma pena pra nós católicos termos pessoas tão retrogradas e de pensamentos medievais!

Paulo Melo disse...

Calma galera, o Padre também é músico e acho que rola esperar uma explicação dele. Não vamos alterar os ânimos pra não piorar as coisas. Depois desta matéria ele deve se pronunciar.

Paz e bem!

Anônimo disse...

Calma pq? Num tem ninguém estressado aqui não! São só opiniões a partir das idéias que o Pe. proferiu. Tu acha que com uma Frase como essa num iria gerar uma discussão!! Ele sabia disso e não se manifestou até então!! Temos todo o direito de escrever o que quisermos, achamos que houve um disrespeito com trabalho do músico, músico católico. Quem não se sente ofendido tudo bem, mas a ferida foi aberta e exposta. Quando Ricardo Sá disse que "Não se poderia beber água com um copo sujo, que veio do lixo, que era preciso limpá-lo primeiro", se referindo aos Roqueiros Cristãos, ele pensou no que poderia acontecer depois? Temos que manifestar nossa opinião, e num tem esse negócio de calma não, e se tiver achando ruim cai p/ porrada!! Brincadeira!! Brincadeira!! Só p/ descontrair!!!

Flávio Bueno disse...

continuo com a msma opinião galeraaaa

a gente critica o presidente por as vezes falar sem pensar...

pq não criticar essa verdadeira baboseira q o padre cleidimar falou

pq pra mim isso não pssa de uma grandissíma bobagem...

ou se não é uma anedota

pq num pode alguém falar uma besteira dessa assim de graça não!!!!

Julio dos Santos disse...

Po galera... acho muito interessante este debate de vcs... e acho q o Padre Cleidimar deveria ver isso pra pode perceber... q pra falar sobre alguma coisa é fundamental ter embasamentoo


não falaor por falarrrrrrrrr

parabensssssss

e continuemos o debate...

Nicko disse...

O operário é digno do salário, mas quanto é o salário? O salário é a recompensa justa ou é a riqueza daqueles que acreditam?

Junior disse...

Falou e disse Nicko, todavia quem define isso é a própria pessoa... daí ser chamado de prostituto... pq um cara acha errado alguém viver de musica católica... me faça o favor né!!!