sábado, 11 de julho de 2009

A liberdade religiosa é um direito, não um privilegio, salientou o Papa num discurso ao novo Embaixador do México junto da Santa Sé

A liberdade religiosa não è um direito a mais nem um privilegio reclamado pela Igreja católica , mas pertence á parte mais essencial da pessoa, de cada povo e nação, recordou Bento XVI que recebeu esta sexta feira no Vaticano o Embaixador do México junto da Santa Sé Héctor Federico Ling Altamirano por ocasião da apresentação das Cartas credenciais. No seu discurso o Papa salientou que a liberdade religiosa é a pedra angular onde se fundamentam solidamente os direitos humanos, pois tal liberdade manifesta de maneira particular a dimensão transcendente da pessoa humana e a absoluta inviolabilidade da sua dignidade. É por isso que a liberdade religiosa pertence ao mais essencial de cada pessoa, de cada povo e nação.

Sustentando e impulsionando uma visão positiva do papel da religião na sociedade – disse ainda o Papa – a Igreja católica procura encorajar aquelas iniciativas que beneficiam a pessoa humana, promovem integralmente a sua dignidade e reconhecem a sua dimensão espiritual, sabendo que o melhor serviço que os cristãos podem prestar á sociedade é a proclamação do Evangelho, que ilumina uma cultura democrática genuína e orienta na busca do bem comum.

No seu discurso Bento XVI fez depois referencia ao empenho das autoridades mexicanas para enfrentar graves questões como a violência, o narcotráfico, as desigualdades e a pobreza. E salientou que para uma solução eficaz e duradoira destes problemas não são suficientes medidas técnicas ou de segurança, exige-se uma conjugação de esforços capazes de propiciar uma renovação moral, a educação das consciências e a construção de uma verdadeira cultura da vida.

Fonte: Rádio Vaticana

4 comentários:

Flávio Bueno disse...

A cada dia me pego surreso com uma atitude do Papa Bento!!!

a desconfiança está dando lugar a admirição!!!

belas palavras Papa!!!

cada nação, cada grupo define qual a religião q lhes escreve a sua história!!!

já foi se o tempo das cruzadas e jesuitas....

parabens msmo!!!!

Juliano disse...

uooo Flavio...

o papa tem mostrado uma face bem menos autoritária e retrogada de vez em qndo fala umas coisas sem noção da realidade mas em sua mairioa confirma a sua competencia e conhecimento em afirmações!!!!

Eduardo disse...

up mr bento XVI

Wagner Lima disse...

Num vou com a cara dele não...

mas q ele tem dado importantes contribuiçõess

isso ele tem

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal