terça-feira, 28 de julho de 2009

O Mito da Caverna!!!

Por Sávio Sam - Equipe WMBLOG

O Mito da Caverna
Platão

Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para frente, não podendo girar a cabeça nem para trás nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior.
A luz que ali entra provém de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ela e os prisioneiros - no exterior, portanto - há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, como se fosse a parte fronteira de um palco de marionetes. Ao longo dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas.
Por causa da luz da fogueira e da posição ocupada por ela, os prisioneiros enxergam na parede do fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poderem ver as próprias estatuetas, nem os homens que as transportam. Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginam que as sombras vistas são as próprias coisas. Ou seja, não podem saber que são sombras, nem podem saber que são imagens (estatuetas de coisas), nem que há outros seres humanos reais fora da caverna. Também não podem saber que enxergam porque há a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda a luminosidade possível é a que reina na caverna. Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de imobilidade, começaria a caminhar, dirigindo-se à entrada da caverna e, deparando com o caminho ascendente, nele adentraria. Num primeiro momento, ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do sol, e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda sua vida, não vira senão sombras de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade. Libertado e conhecedor do mundo, o prisioneiro regressaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los. Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo.

Analogia de Sávio.

Eu li este mito da caverna de Platão há bastante tempo. E ontem eu reli (quem esta na faculdade, sobretudo de Administração já leu e releu este texto várias vezes), e fiz uma analogia com a vida e a realidade dos Cristãos atuais... Assim como o ser humano que saiu da caverna e conheceu uma realidade totalmente nova. E depois que voltou a caverna e quis mostrar aos outros que existe algo mais belo e melhor do lado de fora da caverna, e os outros zombaram, bateram e até o mataram. Eu vejo que a grande maioria das pessoas se encontra dentro desta caverna. Aprisionados, vendo as coisas de forma errada. Acostumado com aquela vidinha de sempre. Trabalho, estudo, balada, diversão, namoro, família, depressão, solidão, egoísmo enfim. Acontece que algumas pessoas tiveram a graça de conhecer algo melhor. E tentam passar isso para os que estão aprisionados na caverna. Por incrível que pareça a reação é muito parecida. Qual cristão nunca foi zombado pelos outros (seja na faculdade, no trabalho ou na roda de amigos) devido a sua postura? Quem nunca zombou de algum cristão? Eu confesso que já estive dos dois lados. Já zombei e já fui zombado. Acredito que muitos se enquadram em um dos perfis. Muitos não querem conhecer o que há fora da caverna, tem medo do desconhecido por mais belo que seja. Assim aconteceu quando Moisés a mando do Senhor foi libertar os escravos do Egito. Muitos disseram. "Mas aqui temos alhos e cebolas pra comer..." O senhor tinha pra eles o Maná do céu mais a frente. Estamos acomodados dentro da caverna. Esta caverna que nos aprisiona, é o pecado. Nossos vícios nos cegam, nos impedem de ver o que há do lado de fora. E o que te de fora da caverna? O que o Senhor tem pra nós? Uma vida sem vícios, sem apegos, sem decepções, sem solidão. Uma vida onde eu posso dizer ao meu irmão que o amo sem medo de ser ridículo. Sem segundas intenções. Uma vida onde conhecemos verdadeiramente o Amor. E o que é melhor. A VIDA ETERNA. Então sejamos dóceis à vontade do Pai. Vamos imitar o que fez Samuel ao ouvir a voz do Senhor. “Fala que o teu servo escuta...”. Vamos abrir o coração pra conhecer o que existe fora da caverna. O que existe longe desse mundinho que estamos acostumados. Vamos ao encontro do Pai. Só ele é verdadeiramente amor. Deus fala através dos irmãos de caminhada. Sejamos dóceis a ouvir e obedecer à vontade do pai.

10 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o texxto!!!

Eduardo disse...

EESE é um grande lemaaa

saia da Cavernaaaa

Batman disse...

Que vcs tem contra caverna???

Flávio Bueno disse...

kkkkkkkkkkkk

é caverna carecaaa e não a bat caverna!!! kkkkkkkk

João Luís disse...

Boa rewflexãooo Sávio

Sávio Sam disse...

A Bat caverna é legal... rsss. Agora Vamos sair das outras cavernas rsss

Flávio Bueno disse...

Interessanteee essa discussão sobre sair da caverna!!!

acho até.. q cada ser humano idealiza a caverna de algum jeito...

vê a caverna como elemento de proteção...

Podemos em alguns casos até ver a caverna como a própria igreja...

um lugar de refúgio...

mas o Sávio trouxe uma discussão interessante, pq fundamentar proteção apenas na caverna se há um belo mundo fora dela!!!

Interessaanteee

Anônimo disse...

Tu tá dizendo q a Igreja é uma Caverna Flávio???

pri disse...

karaaaaaaaaiii filmee ruuuim;

Anônimo disse...

caraaamba essa caveeerna e muuitoo loooooukaaaaaa kskskskskskssk
:)

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal