Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CNBB reitera legitimidade de acordo entre Brasil e Vaticano

Galera!!! Esta semana colocamos aqui no Blog uma reportagem sobre a ação judicial feita por um cidadão que se dizia incomodado com exposição de crucifixos em órgãos públicos!!! A CNBB publicou uma resposta destacando um acordo firmado entre o Estado Brasileiro e o Vaticano!!! Vale a pena ler!!!

O acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano respeita, em todos os aspectos, a Constituição do país e o Estado laico, disse hoje à Agência Efe o presidente do episcopado brasileiro, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

"O acordo não fere a Constituição, não fere o Estado laico e não reivindica nenhum privilégio para a Igreja Católica. O acordo integra, em um único texto, aquilo que já está na legislação do país, na Constituição e na jurisprudência", declarou o também arcebispo de Mariana (Minas Gerais), à frente da Confederação Nacional de Bispos do Brasil desde maio de 2007.

Assinado durante a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ao papa Bento XVI em 13 de novembro do ano passado, o acordo entre a Santa Sé e o Brasil, o país com mais católicos do mundo, ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para entrar em vigor.

O documento, contra o qual alguns setores da sociedade se manifestaram no começo da semana, regula os aspectos jurídicos da Igreja Católica no país, que até agora era regida por um decreto de 7 de janeiro de 1890, no qual a então recém-proclamada República Federativa do Brasil reconhecia o caráter jurídico da instituição, destacou Dom Lyrio.

A reportagem completa vocês podem encontrar no G1.

2 comentários:

  1. No link http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=273607 tem todas as informações sobre o acordo.

    =D

    ResponderExcluir