Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Comissão da CNBB envia materiais para realização da Semana Missionária para a Igreja na Amazônia



Já está tudo encaminhado para ocorrer pela primeira vez na Igreja do Brasil a Semana Missionária para a Igreja Católica na Amazônia. No último dia 28 de agosto, a Comissão Episcopal para Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou para todas as dioceses do país o material necessário para divulgar a Semana: Texto-Base, folders e cartazes. Este ano a Semana acontece entre os dias 25 e 31 de outubro, com abertura às 9h da manhã na catedral da Sé, em Belém (PA).

“Queremos que esta iniciativa seja uma oportunidade para que todo o povo de Deus possa engajar-se cada vez mais na ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, afirmou o presidente da Comissão para a Amazônia, dom Jayme Henrique Chemello sobre as intenções do evento. Ele ainda completou: A Igreja deve “contribuir no sentido de que o Evangelho possa chegar com sua força transformadora a todos os cantos do nosso Brasil em geral e da Amazônia em particular”.

Segundo a assessora da Comissão, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, a Semana pretende envolver a Igreja no Brasil de diversas formas. “O projeto visa envolver a Igreja fazendo com que os leigos entendam a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo. Aspectos ecológicos, ambientais, econômicos, políticos e, sobretudo, os voltados para a evangelização”.

Ainda de acordo com irmã Irene, a principal meta do projeto é fazer conhecer a realidade amazônica. “Queremos fazer conhecer e também responder às grandes transformações e desafios da Amazônia. Com a participação de toda a Igreja vamos enfrentar conjuntamente os desafios da Evangelização na Amazônia”.

“Diocese, paróquias e comunidades devem se envolver na realização da Semana Missionária para a Igreja na Amazônia, com o objetivo de chamar atenção para a região e a realidade social e ambiental na qual o seu povo vive. Cabe às igrejas particulares de todo o país lançar um olhar sobre o evento para que façam as pessoas se interessarem pelas causas da Amazônia”, ressaltou.

O projeto da Semana Missionária para a Amazônia foi aprovada na última Assembleia Geral da CNBB que aconteceu em abril passado, em Itaici, município de Indaiatuba (SP) os bispos aprovaram o projeto permanente da Semana Missionária para as Igrejas Católicas na Amazônia. Irmã Irene destacou que, para a Semana dar certo, é preciso o interesse das dioceses e paróquias para envolver os leigos.

Fonte: Arquidiocesedebrasilia.org.br

3 comentários:

  1. Só não podemos cometer o msmo erro de querer catequisar os índios como já fizemos e como os evangélicos estão fazendo em massa...

    respeitemos a cultura dos outros para q a nossa seja respeitado e para q seja respeitada a identidade indígena q percorre nas veias de todos os brasileiros...

    ResponderExcluir
  2. Eduardo11:46

    Falou e disse Flávio

    ResponderExcluir
  3. Cristiano01:44

    É grande Flávio.... infelizmente os evangélicos não estão se preocupando com oi bem-estar cultural desta sociedade
    como nós a séculos atrás não nos preocupamos tbmmm

    comungo da msma ideia

    ResponderExcluir