Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Santa Sé participa de conferência sobre o clima!!!

Uma delegação encabeçada por Dom Silvano Maria Tomasi, observador permanente da Santa Sé no escritório da ONU em Genebra está representando a Santa Sé na Conferência Mundial sobre o Clima, em andamento na cidade suíça.

O encontro, que reúne 2.500 autoridades e especialistas no assunto, teve início ontem. Segundo o diretor-geral da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Michel Jarraud, os participantes discutirão medidas para melhorar a previsão do tempo em longo prazo, especialmente na África e nas nações em desenvolvimento.

A Conferência de Genebra não é parte do processo da Conferência de Copenhague, que, em dezembro deste ano, buscará um acordo mundial para substituir o Protocolo de Kyoto, prevendo cortes nas emissões de gases causadores do efeito estufa.

Porém, os envolvidos no encontro desta semana ressaltam a importância do evento para auxiliar todos os países a obterem informações para adaptação às condições climáticas extremas previstas pelo aquecimento global.

A reunião desta semana discute um documento chamado "Estrutura Global para Serviços Climáticos", que pode moldar decisões sobre água, agricultura, pesca, florestas, transporte, turismo, energia e preparo para desastres naturais. Não estão previstos pronunciamentos da delegação da Santa Sé.

Já em dezembro, em Copenhague, Dom Tomasi será um dos oradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário