Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

No mês da padroeira do Brasil, Paulus lança obra inovadora sobre Nossa Senhora de Aparecida!!!

Milagrosamente, ela deu vida a um rio sem peixes e devolveu a esperança aos muitos pescadores que encontraram sua imagem (primeiro o corpo, depois a cabeça) no rio Paraíba, que cruza a fronteira entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Pesquisadora sobre o “Feminino Sagrado”, Lucy Penna lança, pela PAULUS, Aparecida do Brasil – A Madona Negra da abundância, obra que também estuda as condições psicológicas presentes na história de Aparecida e destaca sua relação com o caráter nacional brasileiro.

“A pergunta que motiva este ensaio é como uma imagem de barro, suja e quebrada, chegou a tornar-se o centro de devoção para milhões, fonte de medo e alvo de ataques, objeto de culto e de produções literárias e artísticas incontáveis. Ou seja, transformou-se em um mito, uma experiência que congrega o interesse de muitas pessoas, e que representa um tipo de sonho, uma esperança”, afirma a autora.

É com essas palavras que Lucy justifica sua motivação na busca da compreensão lúcida desse fenômeno, por meio de um tratamento inovador que não se atém ao quadro religioso. “O livro aborda a emersão da imagem, a devoção que ela suscitou e os ataques que sofreu como fatos psicológicos merecedores de uma compreensão científica”, acrescenta.

O estudo realizado por Lucy está sustentado em diversas áreas do conhecimento, como ciência das religiões, antropologia, fisiologia, história e filosofia, além da psicologia analítica de base junguiana. “Apesar de apresentar referências a fontes nacionais e internacionais, os capítulos são cativantes. Cada tema é abordado por meio de casos, ideias e imagens literárias compondo uma narrativa atraente que prende a leitura”, destaca.

Aparecida do Brasil – A Madona Negra da abundância, que pertence à coleção Temas Marianos, mescla intuição e razão, proporcionando um texto convidativo, leve, que traz à tona os símbolos da história de Aparecida, indicando seu valor na atual crise transformadora da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário