Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ministério se une à CNBB no combate à Aids

Objetivo da campanha lançada no Mercado Público de Porto Alegre é estimular o teste precoce do HIV e da sífilis


Desde 1980, foram detectados 474 mil casos de Aids no Brasil. Cerca de 250 mil brasileiros convivem com o vírus HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste para a detecção de Aids. Além disso, a maioria dos casos é detectada depois que a doença já se manifestou, o que dificulta o tratamento e ocasiona a morte de muitos pacientes.
Em vista disso, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando uma campanha que procura estimular o teste precoce do HIV. A entidade aderiu à campanha, que teve seu lançamento ontem, para colaborar no enfrentamento da epidemia.

A campanha acontece em cinco cidades brasileiras, como experiência-piloto. Uma das cidades escolhidas é Porto Alegre. A igreja, através dos agentes das Pastorais da Criança, da Saúde e da Aids, realiza o trabalho de divulgação e incentivo para que as pessoas procurem o serviço de saúde e realizem o teste da Aids e da sífilis. Para isso, os agentes contam com material de divulgação contendo cartazes, folhetos e spots de rádio.

Na Capital, os testes são oferecidos no Centro de Testagem e Aconselhamento Caio Fernando Abreu (avenida Bento Gonçalves, 3.722), na Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1.327) e no PAM 3 (rua Manoel Lobato,151).

"A epidemia da Aids tem quase 30 anos e continua sendo um grande desafio. Com a nossa campanha, que se chama Declare seu Amor, queremos esclarecer a população sobre a sua sorologia. A igreja, através de suas pastorais da Saúde, da Criança e da Aids, atuará como multiplicadora de informação. Encaminharemos as pessoas para a realização dos testes", afirma o secretário executivo da Pastoral da Aids, frei José Bernardes.

Conforme a coordenadora da Política Municipal de DST/Aids de Porto Alegre, Miriam Weber, o objetivo, a longo prazo, é descentralizar os serviços de testagem. "Queremos facilitar o acesso à testagem e à prevenção. Estamos capacitando a rede de saúde para que ela esteja em condições de solicitar o teste e fazer o acompanhamento do paciente. Até 2013 queremos descentralizar em 100% a testagem e em 70% o tratamento do HIV", afirma.
Para o frei José, o amor próprio deve ser a mola que impulsionará a população para a realização dos testes.

"Temos de preservar a vida, começando pela nossa", diz. Segundo o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, o trabalho da igreja nas comunidades trará bons resultados. "A igreja é pela vida. E no caso da Aids há como prevenir e como tratar adequadamente. O trabalho das pastorais será muito positivo nessa conscientização", enfatiza dom Dadeus Grings.

No dia 15 de novembro, os agentes das pastorais farão abordagens na Redenção. Também haverá ações nos grupos das pastorais envolvidas na campanha, em romarias diocesanas, empresas, escolas e reuniões de clero para divulgação da campanha. A partir dessa data serão vinculados spots em rádio e televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário