Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2.010 - Recuperar a alegria de viver

Desejo aproveitar o tempo privilegiado das festas de fim de ano, em que os cristãos são convidados a refletir e a colher de modo particular a palavra de Deus e contribuir para que nossos irmãos e irmãs na fé possam encarar com lucidez e esperança, o que esta por vir, reconhecendo-se como sujeitos da historia pessoal e coletiva e não como meros objetos e espectadores.

A nossa visão de futuro inspira-se na fé em Jesus Cristo.
Não obstante ao progresso material que muitos podem ter experimentado no ultimo ano, este não alheio ao fenômeno da globalização, precisamos reconhecer que o processo em curso tem acompanhado por conseqüência desfavoráveis para a vida plena e integral encontrada nos evangelhos. O ser humano é hoje um ser fragmentado, individualizado e desconectado do interesse coletivo.

Experimentamos, no ano de 2.009, tempos de turbulência e grande complexidade, as instituições e valores que acreditavam serem inatacáveis revelaram-se frágeis e turvas. O horizonte das referencias onde assentar, seguramente os pilares da sociedade, se mostraram frágeis, a ponto que uma primeira tentação é a de nos sentirmos impotentes para intervir de forma eficaz nos processos de mudanças necessárias e de baixar os braços, numa expectativa ingênua de deixar o barco correr.

Longe disto !!! Como cristãos, somos chamados a assumir a nossa responsabilidade de seres capazes de orientar a transformação do mundo no sentido de um bem comum.

Se isto não acontecer perderemos o gosto e a alegria de viver, e correremos o risco de nos vermos diante de problemas bem mais sério no futuro.

É necessário que o tom de esperança, existente em cada cristão, saia do individualismo e ganhe uma dimensão coletiva, assumindo expressões reais no âmbito das famílias, das empresas, das relações de trabalho, das escolas, dos centros de saúde, dos serviços públicos, das instituições que já existem e daquelas que temos criar para fazer face ás novas necessidades humanas e sociais.
Que ano que se inicia possamos ser transformadores de valores e ideáis na sociedade , e que com a graça de Deus , possamos construir juntos um ano de realizações em todo os sentidos.

Que em 2010 a Gloria do Senhor Jesus Cristo possa ser derramada a todos e que tenhamos um ano bênçãos.


Feliz Ano Novo , Feliz 2.010

Um comentário:

adiministrador disse...

DA UMA OLHA NO POST: hermanoteu na terra de godah
http://30segundosparaceu.blogspot.com/