Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Papa diz que origem do mal está no uso errado da liberdade humana

O papa Bento XVI disse nesta quarta-feira, no Vaticano, que a origem do mal está no próprio homem e no uso errado de sua liberdade.

Diante de cerca de oito mil pessoas, que assistiram na Sala Paulo VI à audiência pública das quartas-feiras, o pontífice ressaltou a "misericórdia infinita, a paciência e a benevolência" de Deus com a humanidade pecadora.

Bento XVI fez as declarações segundo as doutrinas do monge do século XII Ruperto de Deutz, de quem ressaltou a "grande quantidade de obras que ainda nesta quarta-feira suscitam enorme interesse" e ressaltou que o religioso foi muito ativo em diferentes discussões teológicas, como a defesa da presença real de Cristo na Eucaristia.

"De Deutz estava convencido de que a origem do mal está no uso errôneo da liberdade humana, defendendo assim a absoluta bondade de Deus", afirmou o papa, que acrescentou que o monge sempre rejeitou o raciocínio teológico da escola de Laon, segundo o qual Deus permite o mal sem aprová-lo ou querê-lo.

Bento XVI também fez referência ao Ministério Petrino, do qual está à frente, e disse que, quando surgem controvérsias dentro da Igreja, o Primaz de Pedro "garante a fidelidade à saudável doutrina e dá serenidade e liberdade interior".

Nenhum comentário: