Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Vaticano declara ter direitos autorais exclusivos sobre a figura do Papa!!!

Segundo o Vaticano, seu objetivo é proteger a figura do Papa do uso indevido de seu nome e brasão com fins e atividades que pouco ou nada têm a ver com a Igreja Católica.

Por Luciana Alves

Em declaração feita no último sábado, o Vaticano reivindicou ser o único titular dos direitos autorais sobre a imagem, o brasão de armas e qualquer outro símbolo ou logotipo relacionado ao Papa. Segundo a instituição, seu objetivo é proteger a figura e identidade pessoal do Papa do uso indevido de seu nome e brasão com fins e atividades que pouco ou nada têm a ver com a Igreja Católica.

Vaticano quer proibir uso de imagens ligadas ao Papa, como seu brasão, sem autorização prévia.

Vaticano quer proibir uso de imagens ligadas ao Papa, como seu brasão, sem autorização prévia.

Segundo o comunicado divulgado pela agência de notícias Catholic News, o uso de qualquer referência direta à pessoa ou ao escritório do Supremo Pontífice só poderá ser feita mediante prévia e expressa autorização da Santa Sé. De acordo com o Vaticano, somente a Igreja pode assegurar o respeito devido aos sucessores de Pedro, primeiro Papa e fundador da Igreja Católica.

O anúncio se deve ao expressivo crescimento, nos últimos anos, da quantidade de instituições educativas e culturais, grupos cívicos e fundações que têm demonstrado desejo de usar o nome do Papa, sem a aprovação expressa do Vaticano. O copyright exclusivo do Vaticano seria uma forma de atribuir credibilidade e autoridade às iniciativas.

Segundo o The Register, o Vaticano parece estar confundindo direitos autorais com marca registrada. Isto porque o copyright não protege nomes, títulos, slogans ou frases pequenas, cuja garantia de propriedade é feita através da marcas registrada. O site ressaltou ainda a impossibilidade legal de a Santa Sé fazer valer sua declaração no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário