Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cristãos celebram primeiro Domingo da Quaresma

O mundo cristão celebra no dia 21 de Fevereiro, o primeiro domingo da Quaresma, período de quarenta dias que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.

A Quaresma teve o seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos.

Conscientes da importância que a Páscoa tinha para a sua vida, os cristãos desde os tempos apostólicos começaram a reservar um tempo de preparação para a celebração do mistério pascal. Este período de preparação, através de sucessivas ampliações acabou por se fixar no século IV, em quarenta dias.

Segundo o missal romano, neste os adultos, que iniciavam o processo de ingresso na igreja, de três a quatro anos, erminavam o seu catecumenato. Amparados por toda a comunidade cristã, no início da Quaresma começavam a sua prova e empreendiam uma preparação mais intensa em ordem a sua incorporação na igreja, pelo baptismo recebido.

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para preparar os fiéis para a festa da Páscoa. Durante este período, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.

Ao longo deste período, os fiéis fazem um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros cristãos que pretendem viver como filhos de Deus.

A Igreja propõe três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade.

Estas acções não aplicadas apenas durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão é chamado a buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, paz e amor em toda a humanidade.

Neste tempo, os cristãos são convidados a recolher-se para a reflexão, com vista a se aproximarem mais de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário