quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Diminui o número de cristãos na Terra Santa!!!

Na Terra Santa, isto é em Israel, Palestina e Jordânia, existem hoje somente 374 mil cristãos. É o que revela o Patriarcado Latino de Jerusalém.

Após evidenciar que a margem de erro é de cerca 5% e que nem todas as igrejas fornecem dados precisos, o Patriarcado divulgou que atualmente a população cristã na Jordânia, Palestina e Israel é composta por cerca 374 mil pessoas. Na Jordânia os cristãos são 200 mil, entre os quais 50 mil católicos de rito latino.

O segundo país analisado pela pesquisa é Israel. No estado judeu os cristãos são 120 mil, dos quais 27 mil são católicos de rito latino. Nos territórios palestinos os cristãos são cerca 54 mil, entre os quais 18 mil católicos de rito latino.

No total, na Jordânia, Israel e Palestina vivem mais de 16 milhões de pessoas. Os muçulmanos são mais de 10 milhões e os judeus 5 milhões e meio. Na Terra Santa os cristãos são, portanto, cerca 2% da população.

Os dados sobre a presença cristã dizem respeito também a Chipre. Neste país a maior parte dos cristãos é ortodoxa, cerca 770 mil. Os muçulmanos são pelo menos 200 mil. Os restantes 60 mil são maronitas, armênios, judeus ou ateus. Os católicos de rito latino em Chipre são cerca 6 mil. Destaca-se ainda que no Patriarcado Latino os sacerdotes diocesanos são 85. São auxiliados por cerca 30 religiosos, entre os quais franciscanos e carmelitas. A idade média é entre 55 e 60 anos. Atualmente os diáconos quatro e os seminaristas 82. Em médio a cada ano são realizadas duas novas ordenações.

Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal