Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fiéis com consciência eucarística, destaca Arcebispo de Brasília!!!

O Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz

Com grande consciência eucarística. É assim que o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, avalia a aproximação dos fiéis da arquidiocese do Sacramento que é "dom por excelência", como disse João Paulo II na Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia.

A menos de três meses do início do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), Dom João ressalta os motivos e os frutos dessa consciência, que permaneceu mesmo quando inúmeras dioceses Brasil afora enfrentaram sérias dificuldades, que surgiram de uma "linha bastante ideológica da pastoral".

"Isso se deve, em especial, devido a um cuidado bastante próximo dos bispos, o cuidado com uma catequese eucarísitica e a prática dos sacramentos. Há uma sensibilidade muito grande e existe uma sede também pela Adoração ao Santíssimo Sacramento", explica o arcebispo.

.: Ouça a entrevista com Dom João Braz de Aviz

O Ano da Eucaristia, vivenciado pela Igreja de todo o mundo entre os meses de outubro de 2004 e 2005, trouxe vários frutos para a Arquidiocese.


O modo como os fiéis tratam e frequentam o Sacramento também é ressaltado pelo arcebispo. "É uma frequência muito assídua, também pelo fato de que a Confissão Sacramental ficou bastante preservada em Brasília. Isso conservou esse grande patrimônio que, com o Congresso Eucarístico, é super valorizado e se torna momento de grande graça pra nós", finaliza.

Sobre o Congresso

O Congresso acontecerá de 13 a 16 de maio de 2010, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A capital brasileira sediará o Congresso Eucarístico pela segunda vez - a primeira foi durante os 10 anos da fundação da cidade.

Nos mesmos dias do Congresso, acontece um Simpósio Teológico. Representantes delegados das dioceses refletirão sobre o tema e lema do evento.

A inscrição para o Congresso pode ser feita até o dia 26 de fevereiro. Para acessar a ficha de inscrição e obter melhores informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário