segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Jesus Cristo é 'imperador' do Carnaval de Dourados

Corpos desnudos, confete, serpentina, beijo na boca, suor e cerveja. Ingredientes comuns no carnaval passam longe do Carnaval com Cristo que é realizado há 21 anos pela Renovação Carismática Católica de Dourados.

O carnaval da juventude católica tem como tema um trecho do livro dos Salmos que diz “Tua Palavra, luz para o meu caminho”.

Como o Carnaval popular que era realizado há quase duas décadas pela Rádio Grande FM perdeu o apoio financeiro da FUNCED (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados), há dois anos que “Jesus Cristos é o imperador da folia” em Dourados.

Milhares de jovens vindos de diversas paróquias da Diocese de Dourados estão participando do Carnaval com Cristo que começou na noite deste sábado e prossegue até terça-feira no Ginásio Municipal de Esportes Ulysses Guimarães.

Longe de bebidas alcoólicas, de músicas com letras fesceninas e de roupas escandalosos, os jovens católicos dançam, pulam e se divertem ao som de músicas gospel.

Para abrir as noites de folia cristã é celebrada uma missa. O carnaval católico começa sempre às 18h e termina antes das 23h quando os jovens retornaram para as suas casas.

As bandas Anjos de Louvor, Agnus Dei, Atus, Psalmus e Fonte de Luz animal o carnaval que conta ainda com a participação dos Missionários da Canção Nova.

Na manhã de sábado um grupo de jovens católicos sob a coordenação do comerciante Mauro Cruz estavam no centro da cidade divulgando e convidando as pessoas a participarem do evento. Cruz disse que o Carnaval da Renovação Carismática já se tornou uma tradição e é uma alternativa para quem não gosta de confusão.

O Carnagrande que aconteceria na Praça Antonio João deixou de ser realizado há dois anos e a alternativa dos foliões douradenses é o FatimaFolia que acontece na cidade de Fátima do Sul, que fica a 40 quilômetros de Dourados.

Além disso, o SESC (Serviço Social do Comércio) realiza neste domingo e terça-feira a partir das 14h com matine infantil, oficina de mascaras.

Já o Clube Indaiá, o mais tradicional da cidade depois de anunciar que não realizaria bailes de Carnaval voltou atrás. O baile aconteceu na noite de sábado e se repetirá nesta segunda-feira. As matinês não foram liberadas pelo juiz da Infância e Adolescência.

Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal