Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Santa Sé anuncia fundação para diálogo com quem não crê

O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, anunciou ontem nas páginas do jornal da Conferência Episcopal Italiana, ''Avvenire'', a criação de uma Fundação para as pessoas que não crêem, mas que se interessam por temas da espiritualidade e pelo diálogo com a Igreja Católica.

Segundo Dom Ravasi, se trata de uma primeira concretização do auspício de Bento XVI por um renovado diálogo com os homens e as mulheres que não crêem, mas que querem se aproximar de Deus: "O Pontifício Conselho está organizando uma Fundação intitulada 'O Pátio dos Gentios', que se inspira no discurso do Papa à Cúria em dezembro".

A primeira finalidade, explica Dom Ravasi, é "criar uma rede de pessoas agnósticas ou atéias que aceitem o diálogo e entrem como membros da Fundação e, por conseguinte, do nosso Pontifício Conselho. Além disso, queremos promover contatos com organizações atéias para iniciar um confronto".

Pretende-se também estudar o espaço da espiritualidade dos que não crêem, no modelo já formulado pelo Cardeal Martini em Milão, e desenvolver os temas da relação entre religião, sociedade, paz e natureza. Com esta iniciativa, prossegue o arcebispo, "queremos ajudar as pessoas a saírem de uma concepção pobre do crer, mostrar que a Teologia tem dignidade científica e estatuto epistemológico".

"A Fundação organizará todos os anos um grande evento para enfrentar um dos temas" – anuncia Dom Ravasi, que acrescenta que o primeiro deles poderá se realizar no segundo semestre de 2010, provavelmente em Paris, "cidade muito viva sobre esses argumentos".

Fonte: CatolicaNet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário