Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Réplica do Santo Sudário é exposta em Curitiba!!!!

Santo Sudário
Imagem do negativo fotográfico do manto vista pela primeira vez na noite de 28 de maio de 1898
Pela primeira vez na América Latina, acontece uma exposição científica sobre o Santo Sudário - o lençol de linho que, segundo a tradição, cobriu o corpo de Jesus Cristo após sua morte e que conserva Sua imagem gravada no tecido.

A exposição "Quem é o Homem do Sudário" acontece no Palladium Shopping Center de Curitiba (PR) e vai até o dia 30 de junho.

A iniciativa é de um grupo de empresários da cidade, que patrocinou a vinda das peças e, após a exposição, doará o material à Arquidiocese de Curitiba.

Segundo a assessora da mostra, Paula Batista, todos os estudos feitos até hoje no Santo Sudário - o último foi em 2006, com o holograma - serão apresentados na exposição.

O público poderá ver o fac-símile (reprodução fiel) do Sudário que está em Turim, na Itália, as réplicas dos flagelos, da coroa de espinhos e dos pregos feitos em Israel, assim como os hologramas, em tamanho natural da imagem, produzidos pelo cientista holandês Petrus Soons, além de ilustrações, painéis e infográficos que explicam, de forma dinâmica, os resultados do estudo sobre o tema.

Também estão na exibição moedas originais da época de Pôncio Pilatos e uma estátua de bronze que reproduz a posição em que o Homem do Sudário se encontrava quando a imagem foi produzida no pano.

A assessora conta que o Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, visitou a exposição no domingo e deu sua benção. Ela explica ainda que já se pensa na possibilidade de levar a mostra para outros lugares do Brasil, mas não há nada confirmado, pois a exposição conta com algumas peças muito pesadas, principalmente a estátua, que é a réplica do tamanho original, e para isso será preciso estudar melhor a logística para que isso aconteça.

O ingresso para a exposição custa R$ 5,00. Estudantes, professores, idosos e doadores de sangue pagam meia-entrada e crianças com menos de 10 anos não pagam. Mais informações no site www.homemdosudario.com.br.

O verdadeiro Santo Sudário está na Catedral de Turim, na Itália, e depois da restauração, feita em 2002, será exposto ao público de 10 de abril a 23 de maio deste ano. O Papa Bento XVI irá a Turim, no dia 2 de maio, para vê-lo de perto.

Nenhum comentário: