Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Festa de Santo Expedito na Asa Norte

Comemorações pelo Dia de Santo Expedito começam no dia 19 e se estende a maio.

No próximo dia 19 de abril (segunda-feira), a Paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, que fica na 303/4 norte, inicia as comemorações pelo dia do santo das causas urgentes e padroeiro das Forças Armadas.

A tradicional Festa de Santo Expedito, neste ano, terá dois momentos. No dia comemorativo, dia 19, os peregrinos e fiéis poderão acompanhar missas durante todo o dia. Haverá um almoço às 12h30 e procissão às 19 horas. Nos intervalos das missas, também estarão disponíveis barraquinhas com lanches, bazar litúrgico e o brechó. Já nos dias 7 e 8 de maio, será realizada uma grande festa com shows, barraquinhas com comidas típicas e brinquedos para as crianças.

Sobre Santo Expedito – Foi militar e comandante-chefe da XII Legião Romana, em uma província da Romênia, no século III. Levava uma vida devassa, na época em que era oficial, mas foi tocado pela graça de Deus e se converteu. No momento da conversão, apareceu-lhe um corvo, símbolo do mal, lhe dizendo: “Cras, Cras, Cras”, palavra latina que significa “Deixe para amanhã”. Significando o adiamento da sua conversão. Mas, o santo, pisoteando o animal, esmagou-o com o pé direito, respondendo: “Hodie”, que significa “Não adiarei nada”. Frase que resume o motivo dos fiéis que o procuram pedindo ajuda para causas urgentes, inadiáveis. Depois de sua conversão, Santo Expedito, perseguido, foi vítima do imperador Diocleciano, que mandou seus soldados o matarem. O Santo foi flagelado até sangrar e decapitado com uma espada, no dia 19 de abril de 303 A.C.

Sobre a Paróquia São Miguel Arcanjo e Santo Expedito – Igreja militar, ligada ao Ordinariado Militar, situada na entrequadra 303/4 da Asa Norte. Contato: 3328-8952. Tem como páracos os capelães Pe. Júlio César Mônaco (Exército), Pe. Gonçalves (Aeronáutica), e o padre Vandemir Araújo.

PROGRAMAÇÃO

7 H – MISSA
8H30 – MISSA
10H – MISSA
11H30 – MISSA
12H30 – ALMOÇO
13H – MISSA
14H30 – MISSA
16H – MISSA
17H30 – MISSA
19H – PROCISSÃO SEGUIDA DA SANTA MISSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário