Páginas

domingo, 11 de abril de 2010

New York Times baseia-se em especulações, explica jornalista!!!

William McGurn é o Vice-presidente da News Corporation, proprietária do Wall Street Journal, além de especialista em política internacional e foi assistente da Casa Branca durante a administração George W. Bush. Está acostumado a escrever os discursos de Rupert Murdoch, o magnata australiano dono do mencionado jornal e da citada corporação. Em um recente artigo, explica a verdade sobre alguns fatos ocultados pelo New York Times (NYT) em sua campanha difamatória contra o Papa Bento XVI.

No texto de 6 de abril, McGurn responde a dois artigos do New York Times escritos por Laurie Goodstein. O editor explica que os documentos apresentados pelo NYT foram proporcionados por Jeff Anderson e Mike Finnegan, de quem se diz que são "advogados de cinco homens que processaram a Arquidiocese de Milwaukee".

McGurn adverte que Goodstein não diz nada mais sobre quem é realmente o advogado Anderson. Em seu artigo, ela dá alguns detalhes sobre ele: "no que se refere a processos contra a Igreja, ele é o principal advogado. No ano de 2002, ele disse à Associated Press que havia faturado 60 milhões de dólares em acordos com a Igreja; e inclusive a outro semanário ele afirmou que 'estava processando e deixando a Igreja pobre em todos os lados'". (A expressão grosseira em inglês de Anderson é irreproduzível e ACI Digital faz esta tradução que se aproxima de alguma forma à ideia original).

McGurn assinala logo que "nada disto faz que não valha a pena citar Anderson. O que faz o artigo é convertê-lo em uma parte muito mais importante do que a história (de Goodstein) mostra. De fato, é difícil pensar em alguém com interesse financeiro superior a este, sobretudo quando se tenta promover a ideia de uma Igreja que não atua contra sacerdotes abusadores, culpando de maneira pessoal o Papa Bento XVI".

Ao ser perguntado sobre os documentos proporcionados por Anderson ao New York Times, incluem-se alguns textos chave sobre algumas reuniões no Vaticano entre três bispos de Wisconsin (onde se encontra Milwaukee) e o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Tarcisio Bertone. Escritos originalmente em italiano, foram "traduzidos insuficientemente" ao inglês usando um tradutor computadorizado.

Devidamente traduzidos, os documentos mostram que a Arquidiocese de Milwaukee criava barreiras para o processo canônico. Entretanto, em seu artigo McGurn proporciona informação adicional e desafia o New York Times sobre as afirmações que faz sobre o fato que o Padre Murphy nunca teria sido disciplinado ou submetido ao sistema de justiça da Igreja. De fato, ele foi suspenso como sacerdote, um processo que o editor assinala como o equivalente a retirar a licença de um médico.

O vice-presidente da News Corporation assinala também que "alguns anos depois, quando a Congregação para a Doutrina da Fé assumiu a autoridade sobre todos os casos de abuso, o então Cardeal Ratzinger estabeleceu várias mudanças que permitiram uma ação administrativa direta em vez de processos que demorariam anos. Quase 60 por cento dos sacerdotes acusados de abuso sexual foram tratados assim".

McGurn explica que "o homem que é agora Papa reabriu casos que tinham sido fechados", e que ele "fez mais que nenhum outro para processar casos e responder aos abusadores, e se converteu no primeiro Papa a falar com as vítimas".

"Não é esta, acaso, a mais razoável interpretação de todos estes eventos: que a experiência do Cardeal Ratzinger com casos como o de Murphy o levaram a promover reformas que deram à Igreja armas mais efetivas para dirigir os abusos sacerdotais?", questiona logo.

Para o editor do WSJ, é necessário que a imprensa proporcione "um pouco de contexto e mostre um pouco de ceticismo jornalístico sobre o que é relatado por um advogado de defesa que faz milhões com este tipo de casos", como Jeff Anderson.

Nenhum comentário: