Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Brasília espera receber 300 mil pessoas em evento católico

Falta pouco para o início do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontece em Brasília entre 13 e 16 de maio. O evento espera reunir 300 mil pessoas. Destaque na edição deste ano para a presença do enviado especial do Papa Bento XVI e prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes e do bispo de Arns, na França, Dom Guy Marie Bagnard.

Amanhã, 12, a Comissão de Comunicação do CEN conduz os jornalistas nos principais locais do evento: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Centro de Convenções Ulysses Guimarães e Esplanada dos Ministérios, que recebeu um altar-monumento com 150 metros de largura e 23 metros de altura. A saída será às 14h30, em frente à Mitra Arquidiocesana de Brasília (ao lado da Catedral).
Com o tema “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários” e lema “Fica conosco, Senhor!” (cf. Lc 24,29), o CEN 2010 pretende que suas atividades girem em torno de temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia. Celebrações Eucarísticas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, shows, feira católica e atividades culturais também fazem parte da programação. É a segunda vez que Brasília sedia o CEN, que ocorre a cada cinco anos em capitais brasileiras. A última vez foi em 1970, quando a arquidiocese de Brasília completava 10 anos.

Altar-Monumento
As principais celebrações do XVI Congresso Eucarístico acontece no Altar-Monumento, montado na Esplanada dos Ministérios em frente ao Congresso Nacional. É um dos maiores altares já montados no Brasil, com aproximadamente 150 metros de largura e 23 metros de altura, além de uma rampa de acesso de 30 metros de cumprimento. A arquiteta Miriam Reichert, idealizadora do projeto, explica o sentido do Altar-Monumento que quer simbolizar uma “tenda na qual Deus fará sua morada”.

Jornada Sacerdotal
Precede o Congresso Eucarístico, em 13 de maio, a partir das 8h, a Jornada Sacerdotal. Trata-se de um dia dedicado aos presbíteros de todo o Brasil no qual o enviado do Papa Bento XVI e prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes estará presente. Destaques para a presença do núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, para o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz e para o bispo de Arns, na França, Dom Guy Marie Bagnard. O encontro acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental.

Simpósios de Teologia e Bioética
O CEN 2010 terá em sua programação, nos dias 13 e 14 de maio, um Simpósio de Teologia e outro de Bioética no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A partir da temática do CEN, os delegados dos simpósios refletirão sobre questões relevantes e atuais do cenário político-social brasileiro. Durante os simpósios, serão lançados documento com diretrizes sobre questões relacionadas à vida, desde a concepção até a morte e um site pró-vida.

Milagres Eucarísticos no mundo
Entre 12 e 16 de maio, como parte da programação do Congresso Eucarístico Nacional 2010 (CEN), a Cúria Metropolitana de Brasília sediará a exposição "Milagres Eucarísticos no Mundo". São 132 quadros vindos do Instituto são Clemente de Milão (Itália). Os painéis tem 80x60 centímetros e ocuparão um espaço de 220 metros quadrados.

Missa da Solidariedade
Um dos destaques do Congresso Eucarístico Nacional (CEN) é a "Missa da Solidariedade". A Celebração Eucarística, oferecida aos mais necessitados e às Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, acontece em 14 de maio, às 10h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul. A Missa será presidida pelo enviado especial do Papa e prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes e aguarda um público de duas mil pessoas.

Comissão de Saúde
Diversas comissões compõem a organização do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontece entre 13 e 16 de maio, em Brasília e que espera receber 300 mil pessoas. Entre as equipes está a Comissão de Saúde, composta por cerca de 300 voluntários da área como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e socorristas. Todo o trabalho desta comissão será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e com o Corpo de Bombeiros.

Missas em Rito Oriental
A Igreja Católica Romana desenvolveu, durante sua história, várias maneiras de celebrar a missa. São diferentes ritos litúrgicos que nos fazem penetrar no mistério Eucarístico de Jesus morto e ressuscitado. O mais comum para os que vivem na Europa e no continente americano é o rito Ocidental. Menos conhecidos, para nós, são os ritos orientais. Nos dias 14 e 15 de maio, farão parte da programação do XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, as Missas nos rito católico oriental: maronita, melquita, armênio e ucraniano. As celebrações acontecerão na Paróquia Nossa Senhora do Lago, no Lago Norte.

Musicalidade
Duas orquestras e um coral de mil vozes prometem enriquecer a programação do XVI Congresso Eucarístico Nacional: A Orquestra do Teatro Nacional de Brasília e a Orquestra da Escola de Música de Brasília. As orquestras, de acordo, com o responsável pela Comissão de Educação e Cultura, padre Ulysses Reis de Carvalho, foram escolhidas para “acompanhar a grandiosidade do evento”. É tradição que os Congressos Eucarísticos tenham em sua programação uma apresentação artística requintada.

Serviço
Celebração de abertura do XVI Congresso Eucarístico nacional
Data e horário: 13 de maio, às 19 horas
Local: Altar-Monumento, na Esplanada dos Ministérios

Nenhum comentário:

Postar um comentário