Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

A Igreja é santa quando se liga a um Povo Santo

A Assembléia do episcopado brasileiro reunida em Brasília lançou para o grande público a “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”.

Em meio à grave crise que vive a Igreja Católica no mundo inteiro, acuada pelo “grave pecado interno” praticado por indivíduos de seu próprio clero, na expressão do próprio Papa Bento XVI, o documento sobre as CEBs é um verdadeiro bálsamo dentro do clima de estresse das últimas semanas, porque nele se aponta para um sinal da Igreja mais Santa do que pecadora.

Nosso episcopado, com sua mensagem de exaltação das CEBs, endossa em gênero, número e grau o modelo de Igreja Latino-americana, batizado de “jeito novo de ser Igreja” pelo nosso saudoso cardeal nativo Dom Aloísio Lorscheider, que foi por vários anos presidente da mesma CNBB.

É necessário que se reafirme isso, porque havia até um certo receio antes da Assembléia em relação à nova tomada de posição do coletivo de nossos bispos, já que a escolha do tema CEBs como central da reunião, só havia vencido por um único voto.

Nenhum comentário: