Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

ROMARIAS DEFENDEM QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS DESDE 1995!!!

Intituladas conjuntamente ROMARIA DOS EXCLUÍDOS, três romarias serão realizadas em 08 de agosto de 2010 (Domingo, Dia dos Pais) na Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, também conhecida por Igreja Redonda, na capital cearense, a partir das 16h.

Na ocasião, estarão reunidas a XVI Romaria de Maranguape, a V Romaria dos Agentes Ambientais (Catadoras e Catadores de Materais Recicláveis) e a III Romaria da Comunidade Santo Afonso do Jardim das Oliveiras.

“Resgatar a dignidade dos Catadores” foi o tema da I ROMARIA DOS AGENTES AMBIENTAIS (Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis). Nestas quatro romarias foram entrevistados pela imprensa escrita e falada, agentes ambientais, catadores, ecologistas e pessoas ligadas as questões ambientais.

Jornais registraram entrevistas da Presidente da Rede de Catadores do Ceará, Sra. Maria da Conceição Silva e da Vice-Presidente, Sra. Maria Nilda Souza da Silva.

Ano passado a romaria voltou a abordar questões sociais e ambientais, temas como “Sociedade que busca a paz e a justiça” e “Na natureza, altar da partilha humana com o Mestre”, entre outros.

O Voluntário, Sr. Ricardo Rodrigues que concedeu uma entrevista a ADITAL/Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, às vésperas da romaria do ano 2009 tem uma meta e uma preocupação: Desejável que alguns catadores levem seus carrinhos à romaria e a preocupação é um acontecimento com o transportes prometidos por autoridades que não chegaram.


O problema aconteceu com um telefonema recebido pelo Sr. Francisco Braga (que disse não ter identificado a origem), do Jardim das Oliveiras que repassou o informe, via telefônica, para a Sra. Maria de Fátima Albuquerque, mais conhecida por Dona Ronaldinha. Dona Ronaldinha é Presidente da Associação Maravilha, da Vila União. O ocorrido não impediu que Dona Ronaldinha desse entrevistas à imprensa. O fato é que os ônibus não cumpriram o roteiro e ficou um mistério. 2009 foi o ano que a romaria contou com o menor número de Agentes Ambientais, mas estes participaram com muito entusiasmo.

Antigos romeiros de Maranguape também concederam entrevistas. As romarias de Maranguape começaram em 1995 num programa de alfabetização de adultos (fundado em 13/03/1994) pelo Método Paulo Freire. Contatos do Maranguape com o Sr. Francisco Dias de Paiva, fones (85) 3341-1024 (Viúvo da Sra. Rita Martins Dias, antiga Líder da Romaria de Maranguape) e com o Sr. Raimundo Batista, fone (85) 8709-5235 e com a Socióloga Norma Colares, fone (85) 8708-8370. A Socióloga Norma Colares está produzindo um documentário sobre os movimentos populares de Maranguape, onde a tradicional romaria é um dos temas abordados. Portanto, a Sra. Norma Colares não só tem muito a falar como deseja publicar e compartilhar suas experiências de militante social.

O Sr. Ricardo Rodrigues está analisando o ocorrido. Contatos com o Sr. Ricardo através dos telefones (85) 8788-3406, 9203-6070 e 3473-8151.

O Sr. Helrey, fones (85) 8629-9510 e 9672-0046 tornou-se um voluntário e está junto do Sr. Ricardo.

Os romeiros são muito bem recebidos pelo Padre Geovanne e pelos paroquianos.. Os antecessores do Padre Geovane também tiveram um carinho especial aos romeiros. Fone da Paróquia
(85) 3223-8785.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário