Páginas

sábado, 17 de julho de 2010

Os brasileiros torcem para que a 'Ficha' não caia!!!

Givaldo Barbosa

Políticos fichas sujas querem que a “Ficha” caia e torcem o nariz para ela. Os brasileiros não. O projeto Ficha Limpa é uma das maiores conquistas da sociedade nos últimos tempos. Para isso, foram colhidas quase dois milhões de assinaturas em todo o país. Aprovado recentemente o projeto passou a ser a única esperança para barrar as “vidas sujas”, de se candidatarem e de nos representar. A Lei deverá ser aplicada aos candidatos condenados na Justiça em decisão colegiada, mesmo que o processo não tenha sido concluído no Judiciário.

Esta iniciativa popular seria desnecessária caso a regras fossem claras e iguais para todos. Hoje, somente os cidadãos sujeitos aos rigores das leis são desqualificados para muita coisa por aqui. Dependendo da transgressão podem ser impedidos de assumir cargos públicos, fazer transações comerciais, adquirir bens móveis ou imóveis. O controle para estes é implacável.

Se for verdade que o povo não sabe escolher seus representantes, cabe então ao Poder Judiciário dar uma mãozinha e mostrar que parte do seu corpo ainda merece reconhecimento, aplausos e respeito do povo. Assim, quem sabe consiga reparar os estragos feitos a sua imagem ao longo dos tempos por não punir ou não punir igualmente a todos.

Os meios de comunicação têm feito sua parte. Mesmo tolhidos em alguns casos por exercerem o direito de transmitir informações. No meio social há uma expectativa latente e um acompanhamento atento aos rumos que serão dados ao projeto, que pretende por fim à doença crônica de desvios de homens públicos. O Poder Judiciário não poderá lavar as mãos ou jogar “sujos e sujas” para debaixo do manto da impunidade.

O cidadão está alerta. Já são muitos os insurgentes ímprobos que buscam formas e brechas na Lei para escaparem da punição e continuarem no vício. A sociedade mobilizada pretende fiscalizar e exigir a aplicação rigorosa do Ficha Limpa a quem merecer. Os TRE’s e o TSE aliados ao Supremo Tribunal Federal, têm a oportunidade ímpar de por fim a farra estabelecida pela impunidade.

A justiça precisa ser ágil para separar o joio político dos homens de bem ainda nestas eleições. Desarmar as armadilhas do tempo, da burocracia e das brechas legais será imprescindível para impedir que velhas raposas retornem aos poderes executivos e legislativos. Poucas vezes tivemos a oportunidade de vermos tantos brasileiros juntos na torcida para que a “Ficha” não caia. Resta dar um voto de confiança ao Poder Judiciário, cruzar os dedos e esperar pra ver!

Hélio Chaves é analista de suporte da Infoglobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário