Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

CNBB!!!

por Léo Freitas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um organismo permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, "exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito" (Cân. 447).

Pertencem à CNBB, pelo próprio direito, todos os Bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito, os Bispos coadjutores, os Bispos auxiliares e os outros Bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos. (cf. Cân. 450)

A CNBB foi fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro. A transferência da sede para Brasília aconteceu em 1977.

Você deve estar pensando: O Léo enlouqueceu... Porque será que ele esta aqui descrevendo o que é e como e porque foi fundada a CNBB. Bom digo a vocês é que eu queria saber primeiro o básico sobre esta intituição antes de criticar suas atitudes recentes.

Comecemos do princípio. A alguns meses um Bispo coclou no site da entidade um texto aonde declarava que católico não deveria voltar em Dilma Russef porque ela seria SUPOSTAMENTE a favor do aborto, dogma este repreendido pela igreja católica.

Como foi achincalhado de todos os lados ele e a entidade retiraram o texto do site, o meu sentimento era de que a CNBB havia percebido a besteira que tinha feito e se tocado de que seu papel na eleição não é pedir voto a esse ou àquele candidato, mas simplemente orientar o eleitor católico a pensar bem e escolher o melhor candidato segundo tuas convicções.

Ocorre que de repente, naum mais que de repente sou surpreendido por novo texto da entidade contra a candidata Dilma Russef e a favor d candidato José Serra. Serra o mesmo que na outra eleição que disputo se juntou aos irmão evangélicos achando que eles eram melhor plataforma que os católicos, como não deu certo fez o caminho de volta.

Veja, não é o caso de defender esse ou àquele candidato aqui. Como eu já disse, não so eleitor da Dilma, voto Marina Silva e declaro isso em alto e bom som. No entanto minha opção política não tampa minha visão e meu bom senso para as injustiças e manipulações efetivadas por quem deveria lutar justamente contra isso.

Veja o caso Dilma e aborto foi explicado e reexplicado um sem número de vezes e se foit razido a tona novamente é claro resultado d desespero de quem ve suas aspirações políticas – neste caso maior do que sua fé católica – irem por agua abaixo com o resultado das recentes pesquisas que apontam a emintente derrota do sr. Jose Serra.

Bom politicagens a parte fica claro que a CNBB tem agido em desconformidade com suas reais ateribuições e com certeza seus ex-presidentes devem estar nesse momento se revirando sejam em seus caixoes ou em suas vidas com o absurdo que esta sendo levado a frente na atual gestão do Bispo Dom Geraldo Lyrio Rocha que permite a utilização de tão importante congregação para fins eleitoreiros envergonhando desta forma os verdadeiros católicos

33 comentários:

Sávio Sam disse...

Independente da CNBB as coisas tem que ficar claras...

Ninguém tem a menor dúvida da vitória de Dilma... (infelizmente).
Não sou partidário do Serra tanto que no primeiro turno vou de Marina Silva.
Agora como Cristão Católico Apostólico Romano e a favor da vida. Tenho que me posicionar. Costumo dizer que se algum dia eu tiver que escolher entre declarar como filho da minha mãe a quem devo muito ou católico eu serei sempre católico. Eu até me simpatizei com a candidatura da Dilma no inicio mas depois de ler o PNHD3, ficou impossivel pra mim votar nela... NÃO VOTO NA DILMA ABORTISTA. A FAVOR DE CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO E TUDO O QUE EU ABOMINO COMO CRISTÃO.

Anônimo disse...

Também vou de Marina!!! Que legal!
Beijoca!

Unknown disse...

Savio... leia direito os documentos e as propostas da candidata e lembre-se que o jugamento SEGUNDO OS PRINCÍPIOS CRISTÃOS cabe a Deus e não a mim ou você. Dizer que Dilma é abortista é acreditar nos que distorcem a realidade. Dizer que vira as costas a um candidato porque ele apoia a união civil homoafetiva e fingir que é cego para o mundo. Acredita TODOS ele conduziram a legislação a isso... É inevitável

Unknown disse...

Savio... leia direito os documentos e as propostas da candidata e lembre-se que o jugamento SEGUNDO OS PRINCÍPIOS CRISTÃOS cabe a Deus e não a mim ou você. Dizer que Dilma é abortista é acreditar nos que distorcem a realidade. Dizer que vira as costas a um candidato porque ele apoia a união civil homoafetiva e fingir que é cego para o mundo. Acredita TODOS ele conduziram a legislação a isso... É inevitável

Sávio Sam disse...

Léo. Ela é abortista pois foi ela a criadora do PNHD3. Q tem como principios a liberação do aborto. E quanto a fechar os olhos pro mundo. Os ensinamentos de Cristo são os mesmos ontem, hoje e Sempre. E eles decidem minhas decisoes em TODOS os campos da minha vida. Não voto em ABORTISTA...

Sávio Sam disse...

O que me espanta é gente querer defender o indefensável para os católicos. ABORTO nao cabe em negociação. Não podemos votar em pessoas que são a favor da discriminaçlização do aborto. É nosso dever de cristão separar o joio do trigo.

Aline disse...

Quem liga pros ensinamentos de Jesus? O importante é economia. Dilma Ja...

Flávio Bueno disse...

Galera vamos parar de enxergar só o que a gente quer... eu kero saber ae quem é q prova q o PHN num sei o q 3 diz se a favor do aborto, ou coisas do tipo, aliás aonde tá escrito q a Dilma é a favor disso ou do casamento entre homossexuais...???

Vamos as provas, aos fatos,

Vamo parar de ser manobrado por uma corja q se acha superior intelectualmente e por isso se associa com Deus e o diabo...

Pergunte para o Dom Claudio Hummis, no Vaticano o q ele acha do Serra.... e deessa política suja....

O programa deve ter isso muito camuflado pq eu não enxeguei isso nele não.... aliás, se isso tivesse realmente ocorrido vcs não acham q a globo ia adorar usar mais essa informação pra massacrar a Dilma...

Cristão de verdade não vota em lenda e sim em verdades....

Mas, o q eu posso dizer tem um bando de católico q acha certo votar no Satanás do Roriz!!!!

Fazer o q???

MORALES disse...

VOTA NELE ENTÃO!!!

NO SATANÁS.......

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O POVO SE LASCA, E CONTINUA VOTANDO NELE!!!

E OUTRA, TEM GENTE QUE FAZ COISA PIOR QUE O ABORTO, SE DIZ CRISTÃO E TUDO!!!

MAIS A DISCURSÃO TA BOA...

KKKKKKKKKKKKK

VIVA O RORIZ!!! O SERRA!!! ETC ETC

Eduardo disse...

concordo plenamente com vc Léo!!!

Luana disse...

Flavio é só ler o Programa. Ta beem claro lá... PNDh 3 Programa Nacional Direitos Humanos... Muito claro.. Leia tem no google. Um pouco de informação faz bem Não se trata de lenda e sim de um prgrama que foi tentado ser instalado ainda no governo LULA será que o pessoal do PT não consegue ver? Não tem nada pior que o aborto... CATOLICO QUE VOTA EM ABORTISTA????

Luana disse...

Flavio não sabe sobre um programa da Dilma e vem falar de manipulação? rss. Se você ler o programa e concordar com ele aí sim você terá direito de discutir o assunto. E defende-lo. Mas o programa fere todos os principios cristãos. Tudo que Cristo ensinou e o pior é ver pessoas que se dizem Cristãos indo contra Cristo em nome de uma ideologia politica. Fui petista muitos anos mas depois do PNDH3 não dá mais. Tive que escolher entre meu Deus ou o programa. A partir de então não sou serra. Não sou roriz. SOU ANTI PT. Tenho que concordar com o Sávio que embora na maioria das vezes é bem radical, dessa vez esta coberto de razão. Ou se é de Deus ou nao é. Não tem como ser de Deus e votar em um partido com um programa como o PNDH3... Isso sim é ser massa de manobra. Não ter a coragem de romper com algo que esta claramente diante dos nossos olhos. Não é uma lenda e sim um programa altamente divulgado na midia...

Alline disse...

Ninguém deve analisar o candidato como pessoa e sim analisar sua plataforma de governo, seus projetos e os impactos deles na população, por isso, cabe a nós cristãos, analisarmos bem e escolhermos conscientemente nossos candidatos, pois a partir da nossa descisão, o rumo do país estará decidido por mais 4 anos. O que parece paradoxal é um cristão votar em um candidato que tenha projetos que vá contra as leis que reza a Santa Madre Igreja.

Marta disse...

Boa noite a todos, concordo que a igreja católica deve sim se unir contra todas essas práticas da nova era que são impostas por essa sociedade moderna. Muito me admira essa divisão dentro da igreja, Devemos estar juntos nesse momento de perseguições e ataques. O PT de fato sempre nos apresentou uma política contra os principios cristãos e a CNBB faz seu papel em orientar aos fiéis, para que não sejam enganados. Fechar os olhos para a realidade com certeza seria a maior forma de desconformidade com as atribuições da Conferencia.
A paz de Cristo!

Flávio Bueno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio Bueno disse...

Luana, me perdoe... eu sou professor, de sociologia, filosofia, história e e Geografia e Geógrafo de formação!!! Pq q eu to t dizendo isso!!! Pelo simples fato de ter sido um dos primeiros a ler e estudar o Programa Nacional de Direitos Humanos 3.

Mas, ler de forma sistemática e liberto de quaisquer ideologia, pois pra mim isso é um documento... importante para a quebra de paradigmas que impedem a evolução social deste país

Aliás... pergunto a ti... vc de fato leu o PNDH3? Aliás, todos vcs leram de fato o que tá escrito lá???

De fato, o PNDH3 CITA A DISCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO no tópico Objetivo estratégico III:
Garantia dos direitos das mulheres para o estabelecimento das condições
necessárias para sua plena cidadania.

Todavia, o contexto na qual se associa o tópico "g" sobre a discriminalização do aborto não revela, de fato, a intenção de se criar uma política do aborto e sim proteger aquelas mulheres que os fazem e são mutiladas por médicos fakes ou que correm risco sumário de morte com a gestação, ou que ainda estão sujeittas a crápulas, psicopatas e são estupradas dia após dia neste país. Cada vez mais estamos tendo acesso às noticias de barbaridades contra mulheres no Brasil.

Se vcs acompanharem o restante da Diretriz nº 3, e não olharem tão somente com os olhos vendados de um cristianismo de bancada, que não vai ao hospital, que não teve mulher da familia estuprada, q não sabe a dura realidade na qual as mulheres brasileiras estão inseridas perceberão, sobretudo, q este programa é um verdadeiro ganho para as mulheres da sociedade brasileira, vastamente tratadas como seres inferiores de uma sociedade patriarcal e machista como a brasileira, que sempre fez da mulher um subproduto do homem.

Me custa entender como uma mulher em plena consciência pode ser contra a algo que visa, unicamente a sua proteção, que busca igualar as condições e a proteção as mulheres deste país.

A questão do aborto no país é questão de saúde pública e meu amigo Sávio sabe que respeito muito a sua opinião, mas esta não é uma questão partidária e política e sim social. E devemos, Savinho, como formadores de opinião e pessoas inteligentes lutar a favor de uma sociedade mais justa, porque este sim é o maior ensinamento que recebi de Cristo, a busca por uma sociedade igualitária, onde o bem comum é o mais importante. Aliás para mim Jesus é o maior filosofo, e maior comunista, o maior socialista que este planeta já teve.

Flávio Bueno disse...

A minha questão ideológica nada tem haver com essa discussão, mesmo porque sou contra o aborto de forma coloquial e cotidiana, sou contra o aborto de patricinhas que não usam camisinha e depois ficam desesperadas pois vão ter filho aos 16 anos. Agora, qual de vocês usa anticoncepcional pra evitar gravidez??? isso não seria um tipo de aborto. Mas, sou sim a favor, quando o objetivo é salvar uma vida... aliás salvar a vida de milhões de mulheres que neste país sofrem por não ter acesso a condições insalubres de vida!!!

Nós sofremos com o aborto social dia após dia e é, por isso que acompanho o Leó em seu texto. Que moral nós católicos temos para ir contra o aborto sendo que não punimos os nossos padres envolvidos em pedofilia? Como podemos estar a favor da CNBB, sendo que ela está apoiando um candidato que está usando a Igreja para se promover. Por isso cito sempre Roriz, Serra, Magela ( que é outro pilantra que sempre busca espaço na Igreja católica de quatro em quatroi anos pra se promover e mais um bando de pilantra ae)( eu não vejo cara nem partido e tento aqui promover a discussão, porque acredito que ela vai nos fazer crescer. Agora, não podemos tomar para si o erro e a opinião dos outros...

Leiam o Programa meninas, analisem de fato, leiam como um todo, Pensem nas nossas crianças, nas nossas mulheres.

Bjos e abraços!!!

E espero q o debate continue porque vejo com muito carinho isso!!!

Marcio Caetano disse...

Eu acho muito interessante este debate, pois de um jeito ou de outra cumpre uma função importante de informar as pessoas...

eu acho q nem tanto ao céu e nem tanto ao inferno...

o aborto não é uma coisa maneira, mas tbm não vejo neste programa motivos pelos quais os católicos não possam votar na dilma ou no PT, msmo pq o trabalho social q eles fizeram nos ultimos anos tem q ser é aplaudido pela Igreja.... e não criticado....

e outra o que as pessoas q elegem Serra e Roriz podem dizer em relação a qualquer tema, se temos padres q recebem dinheiro sujo ae pra manter a sua obra na Igreja....

Nesse ponto eu to com o Flávio e não abro...

aborto social é muito pior... e disso ngm reclama!!!

Flávio Bueno disse...

e OUTRA GALERA!!!! TEM MUITO CARA CATÓLICO AE CANDIDATO Q É DE VERDADE CRISTÃO...

O VALÉRIO É UM DELES... Q FOI EXPULSO DA SÃO PEDRO POR CONTA DE POLITICAGEM DO WASHINGTON MESQUITA E PADRE MOACIR...

EU NÃO VOU VOTAR NELE...

MAS SE O CRITÉRIO É CORPORATIVISMO

TÁI UM CARA DECENTE!!! Q NÃO VENDE A ALMA PRO DIABO, COMO MUITOS PADRES E CANDIDATOS Q SE DIZEM CATÓLICOS Q A CNBB NUM SE PREOCUPA EM CITAR....

Unknown disse...

Antes que me acusem como acusaram o Flávio, como Advogado com cursos de extenção em Direito Criminal, Consumerista e Canonico eu também li o documento em referência e como não tampo meus olhos para as coisas pela simples fala de um ou outro bispo sei a diferença entre discriminalização, politica pública de proteção a mulher, e outras coisas ditas lá com a liberação pura e simples do aborto - o que dizem que está - é muito grande

Unknown disse...

Antes que me acusem como acusaram o Flávio, como Advogado com cursos de extenção em Direito Criminal, Consumerista e Canonico eu também li o documento em referência e como não tampo meus olhos para as coisas pela simples fala de um ou outro bispo sei a diferença entre discriminalização, politica pública de proteção a mulher, e outras coisas ditas lá com a liberação pura e simples do aborto - o que dizem que está - é muito grande

Unknown disse...

Vcs são a favor de q????

Esses velhinhos da CNBB num sabem o q é ter uma filha estuprada, aliás, nunca pooderão sentir esta dor, msmo pq nunca vi raça tão machista igual padre!!!

Pensem como mulher meninas,

eu suplico, se coloquem na situação....
analisem o fato como ele deve ser analisado... e não atraves de figuras emblemáticas q se acham donnos da verdade, mas q não sabem o q é ter alguém da familia numa situação como essa

Renato disse...

Essa discussão é muito boa!!!

Flávio Bueno disse...

Galera q fique claro q o intuito não é promover o aborto... e sim... promover a quebra de verdades absolutas q impedem a conscientização da sociedade brasileira... q precisa sair da obscuridade da ignorância!!!!

lutar contra quem quuer tapar nossos olhos é fundamental!!!

Sávio Sam disse...

Só quero deixar clara a Opinião da Igreja. Ta no catecismo.

A cooperação formal para um aborto constitui uma falta grave. A Igreja sanciona com uma pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana. "Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae" "pelo próprio fato de cometer o delito" e nas condições previstas pelo Direito. Com isso, a Igreja não quer restringir o campo da misericórdia. Manifesta, sim, a gravidade do crime cometido, o prejuízo irreparável causado ao 'inocente morto, a seus pais e a toda a sociedade....

Flávio Bueno disse...

Ok Sávio....

e qual é a penalidade pra quem estupra?????

Nenhuma....????

E se a pessoa com a gestação corre risco de morte?????

o q o catecismo fala???

Sabe o q falta meu amigo...

é um pouquinho de BOM SENSO e Discernimento para questões graves como essa!!!

A Igreja não pode pregar proteção a vida sem se importar em destruir outra

vc não acha isso no mínimo contraditório???

Cristiano disse...

Só uma dúvida!!!

Fazer com que a discriminação sexual seja um crime é ir contra a Igreja porque????

Pq o q o Programa diz é sobre crimes de homofobia.....

Aliás... a lei deste país precisa ser mudada drasticamente e as mentes da CNBB tbm.... pq por incrível q pareça o Preconceito tá surgindo de onde não tem q surgir...d a própria Igreja...

Jesus era preconceituoso??? Jesus não defendeu uma prostituta???

Agora a Igrejaacha ruim defender querm tem a liberdade assegurada por lei tem o direito de opção...

AH pelo amor de Deus né???

PS: NÃO SOU GAY E NEM TENHO NENHUM PRETENSÃO PARA, MAS RESPEITO É FUNDAMENTAL EM QUALQUER LUGAR

Marília disse...

Flávio eu até concordo com vc, mas tu não acha q o programa precisa ser mais claro em relação a isso...

achhoq as mulheres precisam sim de ler mais claras...

Ma, é precisotentar alinhar as duas coisas!!!!

Sávio Sam disse...

Filho O Fato de o estupro ser horrivel nao justifica o aborto. Um erro nao justifica outro. Estupro é ediondo mas o aborto é pior. Se fosse pra se fazer Justiça capasse o estuprador agora matar um inocente? A Criança? Entendo que muitas mães nao tenha talvez condiçoes de criar. Mas existe varias familias que tentam adotar uma criança e nao consegue por burocracia do estado. NADA JUSTIFICA O ABORTO. A diferença é que estupro é ediondo. ABORTO É ASSASSINATO. Independente da situação. Por isso a IGREJA sabiamente pune com a Ex comunhão e meu filho pra mim. A IGREJA FALOU A AGUA PAROU.

Flávio Bueno disse...

Eu só acho q vcs avaliam o aborto só pelo ato de matar e não de salvar a vida de alguém...

Vcs avaliam só a morte fisica, mas não avaliam o assassinato moral de quem sofre estupro, ou de quem sofre com pedofilia ou de qualquer tipo de preconceito

ainda mais qndo é vindo da Igreja!!!

Spou católico si, mas se for preciso questionar atitudes q eu não acho correta, vou fazê-lo... se possivel até para o papa se for possível!!!

Até qndo vamos deixar q as pessoas pensem pela gente!!!???

Flávio Bueno disse...

eu só acho q não se pode confundir fé com submissão...

obediência com mental slave - ou seja, não podemos nos tornar escravos de uma fé q nos impede de raciocinar!!!

Claudio Fontana disse...

Eu nem discuto a atyitude da CNBB ao escrever a carta, agora eu só discuto a postura...

Será q a entidade fez isso com outros políticos despudorados de ética e moral!!!

Pq simplismente fazer isso só com a Dilma, ou com o Lula, como tentou se fazer na eleição passada e viu-se q a Igreja é muito boa qndo se toma rumo certos.

Aplaudo de pé a CNBB por um monte de coisa, como pastorais, ficha limpa e mais outras paradas...

Mas, neste caso específico ela está errada, esta sendo injusta e tá indo de encontro com aquilo q pregou Jesus, não julgues para não ser julgado....

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ dove acquistare cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ precio cialis