Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

DEVOÇÃO, VENERAÇÃO E ADORAÇÃO!!!

por Léo Freitas

Ao longo dos anos muito se disse e se diz sobre os católicos serem adoradores de ídolos, e, portanto, hereges (olha o assunto aqui de novo). E sobre isso é importante pontuar a diferença entre o que ensina a igreja católica em seu catecismo e demais documentos e o que alguns praticantes da religião efetivamente fazem.
Querendo pontuar o artigo, primeiramente necessitamos entender o limite de cada um dos termos que serão aqui tratados, e para isso utilizaremos a ferramenta mais simples e efetiva para tal função: O DICIONÁRIO.
Segundo o dicionário on-line Priberan da língua portuguesa [1] esses são os siguinificados destas palavras:

veneração
s. f. 1. Ato! ou efeito de venerar. 2. Preito. 3. Culto. 4. Reverência. 5. Acatamento.
venerar
v. tr. 1. Demonstrar veneração por. 2. Ter estima respeitosa por. 3. Reverenciar. 4. Acabar; ter em grande consideração.
devoção
(latim devotio, -onis, dedicação, sacrifício, culto) s. f. 1. Observância de certas práticas religiosas e piedosas. 2. Veneração especial. 3. Fig. Afeto!, dedicação.
adoração
s. f. 1. Ato! de adorar. 2. Fig. Amor profundo e respeitoso.
adorar
v. tr. 1. Prestar culto a. 2. Ter muito amor a.

De posse dessas definições podemos definir melhor os limites existentes entre cada um e a forma como estamos e como devemos nos comportar.
A vida toda ouvimos que a adoração cabe somente a Deus em sua Santíssima Trindade, e que aos santos cabe a veneração e/ou devoção. Veja que no fundo é isso mesmo. O culto, o amor incondicional, ou seja a idolatria, se cabe única e exclusivamente a Deus.
A Nossa Senhora, aos Anjos e aos Santos devemos a nossa veneração, ou a nossa devoção. Eles são os nossos exemplos a quem queremos seguir o exemplo. Eles foram pessoas de tanta graça que Deus os permitiu ser instrumento de milagre. Santo nenhum faz milagre, ele na verdade se faz instrumento para que Deus opere seus milagres.
Certa vez uma irmã cristã de outra religião olhou pra mim e disse citando a Biblia: “Ta escrito na palavra, ‘ninguém vai ao pai senão por mim" [2]. E u disse a ele. Claro você está correta, mas quem disse que eu vou a Deus pai por Maria? Eu simplesmente solicito a ela que Interceda por mim junto ao Filho, para que Ele vá ao Pai em meu nome.
A lógica é simples. Eu peço a uma mãe que peça para seu filho fazer algo. E que filho seria capaz de negar um pedido de uma mãe boa e zelosa? Ainda mais sendo esse filho Jesus Cristo, a melhor das formas vivas baseadas em carbono com polegar opositor que já habitou por este mundo.
Alem do mais em João, 14:6 Jesus indica, na verdade, que ninguém vai evoluir se não agir conforme os ensinos que ele nos trouxe, ou seja, ninguém poderá crescer espiritualmente se não fizer da maneira como ele nos ensinou.
Lições aprendidas cabe fazermos, agora, uma reflexão da forma como temos agido em nosso dia a dia. Será que temos respeitados os “limites” entre adoração e devoção? Será que às vezes os Católicos não dão razão aos evangélicos e tantos outros que nos acusam de adorar ídolos?
Sabemos que vários de nós cometemos excesso e erros neste ponto, mas isto dá direito dos outros nos julgarem como igualmente idolatras? Alias, quem deu o direito a esta ou àquele ser humano de julgar outra pessoa? Porque Deus eu sei que não foi.
Não, nós não idolatramos uma estatua de uma senhora negra com as mãos em posição de oração e coberta com um manto azul. Eu venero e sou devoto de Nossa Senhora Aparecida, porque Nossa Senhora foi a mulher que Deus escolheu para mãe de seu filho, porque foi exemplo de fé, sofrendo junto com Cristo o seu calvário, sem jamais duvidar de Deus por um instante.
Entendam que a estatua é só uma representação que me faz recordar de seu exemplo. Não é um ídolo a que adoro. Da mesma forma que as pessoas tem fotos para recordar dos que amam e dos que respeitam, nós temos as estatuas e imagens para nos lembrar do que aquelas pessoas fizeram. Da forma como agiram. De sua cristandade.
Eu não vou a sua igreja questionar os métodos “arrecadativos” de seu pastor. Ou questiono você sobre como pode doar vendo seu pastor fugindo do país com dinheiro escondido na mala. Então venha questionar a quem eu recorro nos meus momentos de necessidade.
Alias, quando você está necessitado pede ao seu pastor que reze por você? Ou a um irmão de sua Igreja? Putz foi mal... Eu peço a mulher que Deus escolheu para ser mãe de Cristo

1 - http://www.priberam.pt/ Acesso em 04/08/2010 as 09h35
2 - João, 14:6

6 comentários:

Flávio Bueno disse...

Concordo com vc Léo...

acvho inclusive q as pessoas não entendem um conceito mas, as vendem sem saber q produto é este a ao q se destina......

é preciso, sobretudo, compreender, q são os exemplos positivos q nos fazem seres melhoress...

q nos fazem capaz de entender q a vida pode ser feita de boas atitudes...

é por isso q eu acho relativamente tranquilo tratar a questão dos santos...

acho engraçado... q ao se venerar um pastor ngm faz críticas....

agora qndo é um exemplo de caráter fica esse lenga lenga....

Eduardo Campos disse...

Alias, quando você está necessitado pede ao seu pastor que reze por você? Ou a um irmão de sua Igreja? Putz foi mal... Eu peço a mulher que Deus escolheu para ser mãe de Cristo (2)

Patricia Fernandes disse...

gOSTEI MUITO DO TEXTO lÉO...

isso é bom pq tem gente q vive dizendo q os evangélicos tem mais disciplina q a gente, q num sei mais o q...

q conhecem mais de bíblia...

mas, ae eu lhe pergunto...

eles conhecem mais de bíblia.... e veneram pastor?????

Leandro disse...

ós não idolatramos uma estatua de uma senhora negra com as mãos em posição de oração e coberta com um manto azul. Eu venero e sou devoto de Nossa Senhora Aparecida, porque Nossa Senhora foi a mulher que Deus escolheu para mãe de seu filho, porque foi exemplo de fé, sofrendo junto com Cristo o seu calvário, sem jamais duvidar de Deus por um instante. (2)

Falou e disse Léo....

os pentecostais acham q por serem decoradores de bíblias e vendedores de livros de pastores são intelectualmente mais evoluídos...

o q sem dúvida não é verdade...

eles sim não seuguem a bíblia ao não reconhecer em Maria uma pessoa fundamental na história... será q eles agem assim com suas mães dentro de casa, já q não respeitam a mãe de Deus!!!

Caio disse...

Sabe o q é pior....

é o ar de superioridade deles em relação a nós qndo o assunto é adoração

Eduardo disse...

Gostei do tema e do artigo..

parabéns léo..

é essa a visão q queremos dos nossos católicosss