Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lago Sul celebra o Círio de Nazaré

Comunidade sedia confraternização, aliando boa comida e tradição religiosa.

Há mais de 35 anos a comunidade paraense que vive em Brasília comemora, nos moldes do Círio de Belém que atrai milhares de pessoas às ruas, o Círio de Nazaré de Brasília no Lago Sul.
A comunidade paraense, e milhares de fiéis vem das cidades satélites e do entorno de Brasília para confraternizarem-se em torno da festa que acontece todos os anos, no mês de setembro, sempre no 2º final de semana, exatamente 1 mês antes da festa de Belém do Pará.

Este ano, a festa será nos dias 09, 10, 11 e 12 de setembro, com barracas temáticas com comidas típicas do Pará, Nordeste, Brasília, Sudeste e mais diversas barracas, cada qual com uma especialidade diferente.

Para quem quiser conhecer de perto a culinária paraense, a barraca do Pará está se preparando com muitos quilos de Pato no Tucupi, Tacacá, açaí, caranguejo, vatapá paraense, maniçoba, bombom de cupuaçu, trazendo mais de uma tonelada de alimentos de Belém.

Na barraca de Brasília, um mix de sabores, onde serão servidas tapiocas recheadas com carne seca e abóbora; frango com catupiry e outros mais. Além disso, também haverá fundi de frutas com chocolate e churros.

Na barraca do Nordeste, será servido um delicioso prato com carne de sol, lingüiça toscana, arroz, paçoca, mandioca cozida e vinagrete. E também, para quem preferir, haverá um caprichado arroz carreteiro.

Na barraca do Sudeste, Será servido macarrão com molhos diversos, preparados por um casal de italianos.

Teremos ainda muitas delícias, para agradar a todos os gostos, como crepes da Sweet Cake, cachorro quente, pastel com caldo de cana, galinhada, churrasquinho, doces e tortas, sorvete Gula Gelada, além de bebidas, artigos religiosos, artesanato paraense e animação infantil. Todos os dias haverá uma tenda com palestras, orações, evangelização e também shows com bandas Católicas.

A festa é em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, é no dia 12/09, às 16h30 haverá Missa em ação de Graças, e em seguida a Procissão do Círio, onde milhares de fiéis caminham segurando em uma corda, que circunda a imagem da santa, vinda de Portugal.

Esta tradição é repetida em Belém há mais de 200 anos, e em Brasília a mais de 35 anos, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na QI. 1 – Conjunto 1 Lote A - Lago Sul (após o balão do Aeroporto, inicio da estrada parque Dom Bosco, segunda construção, à direita).


Confira a programação:

CÍRIO DE NAZARÉ - 2010 / BRASÍLIA-DF
Programação

De 01/09 a 09/09...... Missa e Novena, às 19h30, sábado, dia 04/09 às 18h30.
De 09 a 12/09........... MISSA E QUERMESSE: -Barracas com comidas típicas regionais e shows.

HORÁRIOS DETALHADOS - FESTIVIDADES:

Dia 09 de setembro (5ª feira) às 19h30 – MISSA presidida pelo Pe. Rambo, encerramento da novena e início das festividades, com abertura das barracas da quermesse e show Evangelizador com Paulinho Sá e banda .


Dia 10 de setembro (6ª feira) às19h30 - MISSA, presidida pelo Pe. Moacir Anastácio seguida pela quermesse com barracas de comidas típicas e show com a banda Sirac..
Dia 11 de setembro (sábado) às 18h30 - MISSA presidida pelo Pe.Giovani Carlos, quermesse com barracas de comidas típicas e show com a banda Maranatha.


Dia 12 de setembro (domingo) às 10h30 – MISSA DOMINICAL. Ofício de Nossa Senhora, Oração do Terço Mariano. Abertura das barracas com comidas típicas a partir das 12 horas.
Às 16:30, Missa festiva em ação de graças pelo Círio de Nazaré Presidida pelo Pe. Rambo.

Ás 18h00 PROCISSÃO DO CÍRIO, seguida por show pirotécnico e show com a banda Amigos do Pai.


Mais informações:
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – telefone: 3365.2963
www.ciriobrasilia.com.br

Um comentário:

  1. Fique por dentro de tudo o que acontece no universo da música católica no Brasil e no Mundo. Leia o blog: MCC - Músicos Cristãos Católicos. Notícias, entrevistas novos talentos musicais, dicas e muito mais.Acesse: www.musicoscristaoscatolicos.blogspot.com
    Veja também nosso site: www.mccproducoes.webnode.com.br

    ResponderExcluir