Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TV Aparecida e Canção Nova confirmam debate com presidenciáveis!!!

debateeleicoes2010Está confirmado o debate que as TVs Aparecida e Canção Nova promovem com os presidenciáveis no dia 23 de agosto, às 22h, no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Dos quatro candidatos mais bem posicionados nas pesquisas, Marina Silva, Plínio de Arruda Sampaio e José Serra estarão presentes. As emissoras aguardam confirmação da candidata Dilma Roussef.

Este será o primeiro debate entre presidenciáveis promovido por emissoras de televisão de inspiração católica. Os organizadores esperam criar um espaço inédito para que temas de interesse dos católicos sejam tratados com profundidade, além de assuntos importantes para toda a sociedade.

"Nossa intenção é dar oportunidade ao telespectador de conhecer melhor cada candidato, suas ideias e soluções para nossa sociedade. É um espaço para levar mais subsídios para nosso público, a fim de que os eleitores possam fazer as melhores escolhas", comenta a superintendente da TV Canção Nova, Ana Paula Guimarães.

Para o diretor geral da Rede Aparecida, padre César Moreira, a realização do programa é um marco. "Não se pode mais dissociar religião de política. Muitos dos nossos telespectadores gostariam de conversar com esses políticos e com o debate temos a chance de promover essa aproximação. Esperamos poder contar com a participação dos quatro candidatos", comenta padre César, que será o mediador do debate.

Para definir as regras do debate, foram realizadas reuniões com as assessorias dos candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Plínio Arruda Sampaio (PSOL) e Dilma Roussef (PT). Assuntos como aborto, uso de células tronco embrionárias e exposição de símbolos religiosos em locais públicos farão parte da pauta que compreende ainda questões ligadas à saúde, educação, emprego, segurança pública, previdência, liberdade de imprensa, reforma agrária.

"Nosso objetivo não é estimular a discussão entre os candidatos, mas a exposição de suas ideias", afirma a superintendente da Canção Nova.

Regras do debate

O debate terá duração de duas horas e está estruturado em quatro blocos. No primeiro, o mediador fará perguntas aos candidatos a partir de temas sorteados ao vivo. No segundo bloco, as perguntas aos presidenciáveis serão feitas por três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha. No terceiro, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na plateia.

No último bloco, os presidenciáveis respondem, mais uma vez, a perguntas feitas pelo mediador e participam do quadro "Como você resolverá o problema?". Neste quadro, o mediador apresenta um determinado problema e o candidato indica que solução daria para o caso. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.

O tempo

A cada pergunta, o candidato terá entre 1 minuto e 1 minuto e meio para resposta. Nos blocos 2 e 3, cada resposta será comentada por outro candidato sorteado. Haverá réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou.

Todo o conteúdo do programa será transmitido também via internet e nas rádios dos dois grupos de comunicação, além de outras emissoras católicas interessadas em retransmitir a programação.

Abruc, AEC, UCB e CNBB

Um outro debate com os presidenciáveis está sendo articulado pela Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Associação de Educação Católica (AEC), Universidade Católica de Brasília (UCB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os organizadores do debate já se reuniram duas vezes com assessores dos candidatos para debater as regras e confirmar a data, que será na segunda quinzena de setembro.

Um comentário:

  1. Tomara q a canção nova não tome a atitude patética da globo e da propria cn de apoio descarado ao serra

    ResponderExcluir