Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

Dioceses no Brasil celebram Dia Nacional da Juventude

Neste domingo, 24, várias dioceses do Brasil celebrarão o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que este ano comemora 25 anos de caminhada, “DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história”. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para aspectos de interesse dos próprios jovens, como educação, políticas públicas, comunicação e tantos outros. É um apelo da juventude à sociedade.

A diocese de Montes Claros (MG) vai celebrar a data no ginásio do Colégio Marista São José. A concentração começa a partir das 14h. O arcebispo dom José Alberto Moura, preside missa às 15h. Logo após, o evento terá continuidade com barraquinhas, apresentações artísticas e culturais com temáticas juvenis, além de animação com bandas. “Esperamos que nossos jovens possam trazer consigo muita animação, disposição e entusiasmo para o evento”, comenta o assessor do Setor Juventude Arquidiocesano, padre Gledson Eduardo de Miranda Assis.

Na diocese de Umuarama (PR), o DNJ será celebrado no município de Altônia. Destaque especial será dado ao tema do evento: “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”. As atividades estão programadas para as 8h, no estádio municipal Juvenal Farias, onde haverá a recepção e café da manhã para os jovens, e na sequência, caminhada com trio elétrico até a Sociedade Rural de Altônia, onde acontecerá a missa às 9h30. Após a missa acontecerão apresentações artísticas: teatro, dança e música. A organização espera 8 mil jovens para a festa.

Cristo Folia é o nome do evento que vai celebrar o DNJ na arquidiocese de Juiz de Fora (MG). Dez mil jovens de 36 municípios vizinhos são esperados para a celebração. A folia termina às 17h com missa na catedral presidida pelo arcebispo dom Gil Antônio Moreira.

Em Salvador (BA) o DNJ será celebrado por meio do Crisjovem. Integrarão o evento missas, apresentações culturais e reflexões. Esta será a 38ª edição do Crisjovem na capital baiana. O evento acontece também no domingo, 24. Além deste evento domingo, a arquidiocese vai realizar também uma caminhada pela paz na orla marítima da capital. O objetivo do evento é demonstrar a insatisfação com a cultura da morte e da violência, pedindo mais paz e fraternidade à cidade de Salvador.

O Dia Nacional da Juventude na diocese de São José do Rio Preto (SP) vai ser celebrado no município de Votuporanga. A programação é variada e espera reunir cerca de 7 mil jovens vindos de 50 municípios. “A juventude deve ser o caminho da missão. O jovem precisa descobrir a força que ele tem na comunidade cristã, especialmente no contexto da nova cultura”, afirmou o bispo diocesano, dom Paulo Mendes Peixoto.

Além da missa e das apresentações de bandas católicas, o encontro contará com Tenda de Adoração ao Santíssimo, espaços para orientação espiritual e confissões, stands com palestras da Renovação Carismática Católica e exposição dos trabalhos das pastorais e movimentos da diocese. Feira de artesanato do Projeto Escola da Família também está programada.

“O DNJ faz com que os jovens das menores e mais distantes paróquias de nossa diocese estejam em comunhão e sintonia com os jovens de norte a sul do Brasil, refletindo o mesmo tema, estudando o mesmo material, usando as camisas com a mesma imagem. Isso me fascinou no primeiro DNJ que participei e tem encantado muitos outros jovens ainda hoje”. A afirmação é do coordenador da Pastoral da Juventude na diocese de São Mateus (ES), Marcelo Lírio. Lá são esperados 5 mil jovens para o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário