Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pronto só faltava essa! Agora até o Papa dá palpite na eleição!!!

Do blog Balaio do Kotscho

Só faltava ele! Pois ao abrir a capa (alguns preferem chamar de home page) do portal Estadão.com, a 72 horas das eleições presidenciais, tomo um susto ao ler a manchete: “Papa condena aborto e pede a bispos que orientem politicamente fíéis”.

Diz a nota que “em reunião em Roma na manhã desta quinta-feira, 28, o papa Bento XVI conclamou um grupo de bispos brasileiros a orientar politicamente fiéis católicos. Sem citar especificamente as eleições de domingo, o Papa reforçou a posição da Igreja a respeito do aborto e recomendou a defesa de símbolos religiosos em ambientes públicos”.

Além de condenar o aborto, como se alguém pudesse ser a favor do aborto, embora muitos defendam a sua descriminilização, o papa também cobrou o ensino religoso nas escolas públicas e defendeu a luta pela manutenção dos símbolos religosos, citando o monumento do Cristo Redentor no Rio, como se eles estivessem ameaçados.

O Brasil é um Estado laico e mantem relações diplomáticas com o Estado do Vaticano. Com que direito Sua Santidade vem meter o bedelho em questões internas de um país às vésperas das eleições presidenciais?

Já não basta o papel impróprio e deprimente exercido por alguns dos seus bispos que, com esta falsa questão do aborto, transformaram seus altares em palanques contra uma candidatura e a favor de outra, distribuindo panfletos políticos em lugar de homilias?

Depois de ser explorado até a exaustão pelos bispos teefepeanos, telepastores dos dízimos e, principalmente, pela mídia, o assunto já tinha até saído de pauta, tão rapidamente quanto entrou, porque as últimas pesquisas mostraram que ele não estava mais rendendo nenhum resultado nas intenções de voto dos eleitores.

Em artigo publicado terça-feira no Observatório da Imprensa, o analista de mídia Cristiano Aguiar Lopes prova com números de uma pesquisa que “houve um esforço coordenado e eficiente dos principais jornais e revistas do país para insuflar a polêmica sobre o tema com vistas a um fim eleitoral mais que óbvio: roubar votos de Dilma entre eleitores conservadores contrários à descriminalização do aborto”.

Os números são impressionantes: a três dias do primeiro turno, no dia 30 de setembro, as principais publicações do país pesquisadas registraram 149 menções sobre o aborto, chegando a 430 no dia 8 de outubro, na primeira semana do segundo turno que foi dominada pelo tema.

“A primeira escalada ocorre pouco antes do primeiro turno e tem como objetivo conquistar os votos de indecisos e de dilmistas não muito convictos. A segunda, bem mais intensa, busca transferir para Serra os votos de um grande contingente de eleitores conservadores - sobretudo católicos e evangélicos - contrários à descriminalização do aborto”, conclui Cristiabno Aguiar Liopes.

A pesquisa prova também que não houve “onda verde” nenhuma que tenha provocado o segundo turno. Foi, na verdade, uma “onda religiosa” nas igrejas e nos subterrâneos da internet que beneficiaram a candidata evangélica Marina Silva e levaram a eleição ao segundo turno, usando a ameaça do aborto como instrumento eleitoral.

O Papa foi inconveniente, chegou atrasado na história e entrou de gaiato numa falsa polêmica que até a mídia já tinha esquecido. Deveria se preocupar mais com os casos de pedofilia envolvendo religosos que grassaram nos últimos anos em sua igreja, com a perda de fiéis para as seitas evangélicas e o esvaziamento dos seus templos. Não precisamos dos seus conselhos para saber como deveremos votar no domingo.

18 comentários:

  1. Anônimo19:33

    Acho que precisamos sim dos conselhos do PAPA, e devemos respeito a ele, acredito que o cidadão que escreveu esse post não é Católico para falar de jeito.
    Agora cada um vota em quem quiser, agora que como Católicos devemos respeito a ele, isso é uma verdade.
    Bom, acredito que deveriamos falar da opinião do PAPA, mais acho que tinha outros artigos melhores para publicar a não ser este que tem um arzinho de mau gosto. Sou católico tenho meu voto bem definido, e acho que independente de quem votar a conciência é de cada um!!!
    Agora amigo, respeito ao papa nós devemos sim. Até porque ele não esta fazendo campanha para A ou B, só esta dando a opinião dele, e como principal membro da igreja esta agindo corretamente de acordo com os principios da igreja.
    Pedofilia e outras coisas a mais são outros assuntos.

    André Morais

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:33

    Acho que precisamos sim dos conselhos do PAPA, e devemos respeito a ele, acredito que o cidadão que escreveu esse post não é Católico para falar de jeito.
    Agora cada um vota em quem quiser, agora que como Católicos devemos respeito a ele, isso é uma verdade.
    Bom, acredito que deveriamos falar da opinião do PAPA, mais acho que tinha outros artigos melhores para publicar a não ser este que tem um arzinho de mau gosto. Sou católico tenho meu voto bem definido, e acho que independente de quem votar a conciência é de cada um!!!
    Agora amigo, respeito ao papa nós devemos sim. Até porque ele não esta fazendo campanha para A ou B, só esta dando a opinião dele, e como principal membro da igreja esta agindo corretamente de acordo com os principios da igreja.
    Pedofilia e outras coisas a mais são outros assuntos.

    André Morais

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:33

    Acho que precisamos sim dos conselhos do PAPA, e devemos respeito a ele, acredito que o cidadão que escreveu esse post não é Católico para falar de jeito.
    Agora cada um vota em quem quiser, agora que como Católicos devemos respeito a ele, isso é uma verdade.
    Bom, acredito que deveriamos falar da opinião do PAPA, mais acho que tinha outros artigos melhores para publicar a não ser este que tem um arzinho de mau gosto. Sou católico tenho meu voto bem definido, e acho que independente de quem votar a conciência é de cada um!!!
    Agora amigo, respeito ao papa nós devemos sim. Até porque ele não esta fazendo campanha para A ou B, só esta dando a opinião dele, e como principal membro da igreja esta agindo corretamente de acordo com os principios da igreja.
    Pedofilia e outras coisas a mais são outros assuntos.

    André Morais

    ResponderExcluir
  4. O André Moraes falou tudo...

    O que tem demais o Papa dar uma orientação? orientação Não é sinônimo de manipulação.o Papa tem todo Direito de opinar sobre o assunto e fazer e dar seu Alerta.
    O país é laico como disse no post..
    todos nós sabemos....
    Mas Saiba que a Orientação que o papa deu foi aos CATÓLICOS.
    Afinal o WM não eh um Blog católico...diferente do blog Balaio do Kotscho....

    assim como vc teve sua LIBERDADE para POSTAR coisas Aqui no WM coisas desfavorecendo o candidato SERRA. O Papa tem toda Liberdade para falar para com sua igreja Católica.

    se ele estivesse querendo nos proibir de votar em "A" ou "B" ae Sim não concordaria,Mas este Não foi o Caso.
    Estranho este post que critica o Papa sem razão em um Blog católico.

    ResponderExcluir
  5. Moçada....

    acho q está havendo um erro de interpretação de vcs...

    Qndo postei a notícia!!! foi justamente com o intuito de informar!!!

    Os sites da globo, q foram os únicos a postar as notícias... não permitem copiar e colar!!!

    Vale ressaltar ainda... q ambos os candidatos defenderam a postura do Papa, o q sem dúvida demonstra uma evolução no debate...

    Acho q a crítica sempre é valida... como muitos disseram na escolha deste Papa q ele não tinha carisma... etc, etc...

    Neste sentido, eu acho a critica válida...

    Eu particularmente sempre achei q a Igreja tem q ter participação política... só acho hipocrisia a manifestação da Igreja q calou pessoas importantes como Leonardo Boff q sempre defendeu a participação política da Igreja!!!

    Graças a Deus a nossa Igreja do Brasil teve um papel atuante e considerávelmente importante na formação da democracia brasileiro... digo até mais... a Igreja foi fundamental na queda da Ditadura....

    homens como o Cardeal Dom Cláudio Hummes,foi essencial nessa luta, lutando contra a esquerda e dando abrigo para aqueles q lutavam contra a ditadura!!!

    A pergunta q eu faço... se a Igreja criticou esse movimentoe até escumungou muitos pensadores católicos... pq se manifesta agora?

    Sera que existem interesses por de trás disso!!!???

    Ngm em sã consciencia é a favor do aborto.... mas, o motivo de ser contra o aborto não deve ser pela lei católica e sim pela violência para com o ser humano, principalmente a mãe.;...

    Agora... ao invés de cuidar dessas mulheres vamos levá-las para cadeia!!!

    Será q este realmente é o papel de quem prega a paz, de quem prega o amor, de quem prega q não se deve julgar!!!!

    e quem diz isso não sou eu... é JESUS CRISTO!!!!

    PENSEM NISSO!!!

    ResponderExcluir
  6. Juliana França02:41

    Devemos defender não só o feto mas tb aqueles que,nascidos,morrem nos primeiros meses por fome e doenças. Quem fala deles e os defende?

    ResponderExcluir
  7. Juliana França02:42

    O aborto é problema moral mas tb de saude publica.A cada dois dias morre uma mulher de aborto mal feito.Chamar a polícia ou o medico?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo02:51

    gente até nos catolicissimos Portugal,Espanha,Belgica,Italia dos Papas o aborto foi descriminalizado,apesar dos apelos do Papa. Por que não aqui?

    ResponderExcluir
  9. Esse negócio do papa é verdade, Flávio? Aliás, amigo eu tô adorando a Weslian roriz

    ResponderExcluir
  10. Anônimo09:04

    Ta escrito ai irmão, inclusive de onde vc tirou a noticia, pra falar a verdade não gostei mesmo, essa é minha opinião!!!
    Cara tudo bem que tem que postar, mais leia o fim apelativo da noticia que vc publicou!!!
    Cara independente dos erros da igreja, de tudo aquilo que cometeu... Papa é Papa e devemos respeito!!!
    Acho que tem outras formas de manifestar nosso descontentamente a não ser meter o pau no Papa publicamente, este cidadão que escreveu essa noticia com certeza não é Católico e se for tem muito mau gosto!!!
    Entendi perfeitamente o post, acho que como todos o papa tem direito de dar a opinião dele sim, é bom que tira um monte de Padres e Bispos de cima do muro, ou pelo menos a igreja coloque a opinião clara dele diante das eleições, pois só veio fazer isso agora....
    O FIM DESSE POSTE É LAMENTAVEL!!!

    ABRAÇOS
    ANDRÉ MORAIS

    ResponderExcluir
  11. Grande André...

    Respeito muito a sua opinião, msmo pq sou seu fã!!!

    Mas, não achei o texto apelativo não!!! Achei muito estranho, realmente o papa se manifestar somente a 72 horas da eleição, qndo se teve meses para isso!!!1

    De fato, vc não acha esquisito? Por isso q neste sentido, achei q ele entrou de gaiato e atrasado.

    Sabe-se lá o q os padres levaram pra ele!!!

    Eu tenho visto muitos posts aqui e sinceramente achop q o WMBLOG é o unico blog católico hoje q não tem medo da verdade doa a ela a quem doer.... e corta na própria carne. a gente precisa acabar q este tabu de q a igreja católica é intocável e não pode receber crítica. é melhor nós q estamos nela criticar e tentar melhorar do q ficar só ouvindo nego de fora meter o pau.

    Posso estar completamente errado, mas eu valorizo muito mais uma crítica verdadeira como essa, do q uma mentira acobertada!!!

    PQ nossa santidade, como toda liderança q tem não conseguiu impedir a descriminalização do aborto na itália???

    Acho q tá passando da hora de compreendermos q Deus é o centro e não a Igreja...

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkk

    esse Flávio é maluco!!!!

    Vão t excumungar mlk!!!

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho vergonha de ler isso:
    "O Papa foi inconveniente, chegou atrasado na história e entrou de gaiato numa falsa polêmica que até a mídia já tinha esquecido. Deveria se preocupar mais com os casos de pedofilia envolvendo religosos que grassaram nos últimos anos em sua igreja, com a perda de fiéis para as seitas evangélicas e o esvaziamento dos seus templos. Não precisamos dos seus conselhos para saber como deveremos votar no domingo."
    Independente do texto estar aberto para debate, o Papa é o Papa e merece seu respeito de quem é católico.

    ResponderExcluir
  14. Gente, o papa, por razões óbvias, é contra o aborto. Mas agora, se ele escreveu contra a Dilma, são outros 500 mesmo pq o Serra tb é abortista

    ResponderExcluir
  15. Por essas razões, e por esse debate q achei interessante colocar!!!

    Acho q essa visão q tiveram do Papa Bento mostra de forma categórica como somos vistos no mundo!!!

    Eu prefiro ser o católico do perdão do q ser o católico q livra alguém o feto da morte pra matar a mãe!!!

    Mas, acho interessante essa visão de vcs...

    e acho bacana tbm o repúdio ao texto...

    Vale ressaltar ainda q este texto estava no Blog do Noblat, ex jornalista expulso de Bsb pelo Roriz!!! Valendo tbm lembrar... q a própria Globo tem tentado apimentar essa diuiscussão para favoecer uns e outros..

    Ou seja, a globo não emonstrou nenhum respeito ao Papa!!!

    Se indignem com ela tbm!!!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Só gostaria de ressaltar q este texto não é de minha autoria...

    e apesar de ter minhas diferenças com algumas atitudes papais...

    respeito e muito a figura do Papa e sua representatividade!!!

    Só acho q nós católicos somos responsáveis sobre muito daquilo q falam e escrevem sobre a nossa religião...

    Inclusive por causa de algumas atitudes do alto escalão de nossa igreja!!!

    Deste modo... achei interessante o texto!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu tb sou contra o aborto. Hj, eu fui até minha cidade natal ( São Caetano do Sul), fora de meu domicílio eleitoral (São Paulo) e justifiquei o voto.

    Eu não aprovo nenhum dos dois, por isto votei na Marina no primeiro turno. Outra coisa, se tem gente hj favorável ao aborto é também por causa da educação que tiveram, já que aqui em SP o Serra detonou a educação.

    ResponderExcluir