Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Arquidiocese planeja a Campanha da Fraternidade de 2011

Fiéis tomam conhecimento do tema e lema da campanha e recebem formação.

Representantes de pastorais de movimentos da Arquidiocese de Brasília participaram hoje (20) da primeira reunião de planejamento da Campanha da Fraternidade 2011 promovido pela Comissão de Justiça e Paz. O evento aconteceu no auditório da Cúria Metropolitana e contou com cerca de 100 pessoas.

Com o tema “Fraternidade e vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” a comissão preparou uma programação diversa com os temas ligados à campanha. O professor Adolpho Kessel apresentou um pouco mais sobre as condições do meio-ambiente nos dias atuais. Frisou cinco pontos importantes para mudar os hábitos e costumes. “Tem que virar regra, separar o lixo, pelo menos do lixo da cozinha. Existem cooperativas que ficam muito felizes quando encontram sacos separados de material reciclável e lixo orgânico”. Segundo ele, as mudanças devem acontecer pensando no próximo e nas pessoas que ainda nem nasceram, pois daqui há 20 ou 30 anos estas mudanças poderão ser enxergadas.

Para o assessor da Cáritas Arquidiocesana de Brasília, José Boaventura Teixeira, a Campanha está envolvida diretamente com a missão e compromisso com a vida do planeta. Acabar com as desigualdades sociais quanto à habitação, transporte urbano em péssimo estado e saneamento básico precário em regiões da cidade. “Brasília tem uma nova paisagem: ônibus estragados nas vias de Brasília. Falta investimento e solidariedade com quem depende dele para se locomover”. E completa: “é um absurdo a capital do país não ter coleta seletiva”.

Para encerrar, o presidente da Comissão de Justiça e Paz, Hélio José da Silva, apresentou o calendário de atividades do próximo ano e as ações estruturais de cada paróquia, como: estimular o aprofundamento, adquirir os subsídios que foram preparados e convidar profissionais da área para palestras na comunidade. O segundo encontro de formação acontece no dia 19 de fevereiro e o lançamento nacional da CF 2011 na quarta-feira de cinzas, dia 09 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário