Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dom João Braz recebe medalha do Mérito Alvorada

Na manhã de segunda-feira (9), Dom João Braz de Aviz foi homenageado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, com a Medalha Mérito Alvorada. Segundo Agnelo, a homenagem é o mínimo que poderia ser feito, em nome da população do DF, para uma pessoa que tanto se dedicou à família cristã de Brasília.

O governador fez menção às homilias de Dom João que, segundo ele, foram sempre dirigidas ao povo com muita clareza. “Dom João é um líder nos detalhes e também nos grandes acontecimentos. Sua influência foi decisiva e não permitiu que a Igreja fosse usada politicamente”, afirmou Agnelo.

Dom João agradeceu o gesto e, no discurso, partilhou a alegria de fazer parte da história da capital do país, especialmente em momentos nos quais os valores e contra-valores se chocaram, referindo-se às crises políticas que a capital viveu nos últimos anos. “Nossa cidade e nosso povo merecem e os senhores têm condições de corrigir os rumos da política, os rumos da história”, disse.

O administrador apostólico de Brasília também destacou a importância de se continuar um diálogo com as outras igrejas e lamentou não ter tido tempo de aprofundar mais os laços. “É possível, no diálogo, se crescer muito mais”, ressaltou Dom João.



Prefeito no Vaticano
No dia 4 janeiro, Dom João de Aviz renunciou ao cargo de Arcebispo de Brasília porque foi eleito pelo Papa Bento XVI para exercer a função de Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

A função é tão elevada que, na história da Igreja, desde que o cargo foi instituído, todos os prefeitos foram nomeados cardeais. A expectativa é que Dom João também se torne um cardeal, assumindo a responsabilidade de voto e disponibilidade em uma eventual escolha papal, no próximo Consistório – reunião com todos os cardeais.

Atualmente existem nove prefeituras no Vaticano:

* Doutrina da Fé
* Igrejas Orientais
* Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
* Causa dos Santos
* Bispos - Pontifícia Comissão para a América Latina
* Evangelização dos Povos - Supremo Comitê das Pontifícias Obras Missionárias
* Clero - Conselho Internacional para a Catequese
* Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica
* Educação Católica

Medalha Mérito Alvorada
Foi instituída em 27 de agosto de 1970, junto com a criação da Novacap, e homenageia civis ou militares que promoveram o desenvolvimento e o progresso, em diversas áreas, no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário