Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cristo, o Bom Pastor!

Falando da sua presença em nosso meio, Jesus certa vez se apresentou como o Bom Pastor, aquele que tem cuidado do seu rebanho e que, além de recolher cada ovelha para o descanso, conhece cada uma e se mostra compassivo e bom para com todas.

O Bom Pastor dá a sua vida pela ovelha, assim Ele nos ensina! Tem o cuidado de sair à procura de todas e não descansa enquanto não reúne todas elas no rebanho. Mais do que isso, Ele se apresenta como a porta, o espaço onde se recebe e se despede alguém e a única porta para a entrada no Reino do Céu. Como é bom saber que para se chegar ao Céu, o caminho seguro é Jesus, que sempre se mostrou justo, paciente, bom e atencioso, características que sentimos tão ausente do comportamento humano em nossos tempos. Assim é o legado que Cristo deixou para seus Apóstolos e esses transmitiram por onde andaram até nossos dias.

Assim deve ser a identidade da nossa Igreja, uma Igreja que tem compaixão das suas ovelhas, que cuida com atenção e sai à procura daquelas mais desgarradas ou, quem sabe, feridas ou abandonadas. É o papel de um coração misericordioso, que é capaz sempre de apontar um novo caminho diante das dificuldades da vida. Um olhar capaz de devolução. Um olhar que oferece oportunidades.

O maior desafio que temos hoje é ser essa Igreja, capaz de mostrar o rosto misericordioso e atencioso de Cristo naqueles que tem a missão de evangelizar, nos agentes de pastorais, nas diversas frentes comunitárias, aonde aquele que chega sinta o carinho da acolhida e a disposição de pessoas que estão ali para servir e servir na alegria, como nos recorda a palavra do Salmo.

Uma igreja que deixa de amar, precisa fechar urgentemente a sua porta. Uma igreja que deixa de acolher com dignidade, precisa urgentemente desaparecer do nosso meio. Pois o Cristo plantou no coração dos seus discípulos o maior de todos os ensinamentos – aquele que ama é capaz de dar a vida pelo seu próximo.

Quero ser hoje, Senhor, essa ovelha e encontrar o carinho do seu olhar e o calor do seu coração sempre pronto a me acolher e me oferecer a possibilidade de recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário