Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Corpus Christi: O Sacramento Eucarístico ao longo das ruas da cidade



Em uma Audiência recente com os participantes da Plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, o Santo Padre, o Papa Bento XVI, afirmou: “Em uma sociedade como a de hoje, frequentemente marcada pela secularização, a Igreja tem o dever de oferecer aos homens e mulheres um renovado anúncio de esperança”.
Essa grata missão de testemunhar a fé cristã, com coragem e determinação, é alimentada, renovada e transformada pela Sublime presença de Cristo em nosso meio, por meio do Sacramento Eucarístico. Essa nobre missão é realizada, com zelo e esmero, quando, na Solenidade de Corpus Christi, ocupamos os espaços públicos das nossas cidades, praças, esplanadas ou avenidas e professamos aos nossos contemporâneos que nós somos missionários eucarísticos, arautos da Divina Eucaristia. 
Por sermos membros da comunidade eclesial, sempre que celebramos a Solenidade de Corpus Christi testemunhamos aos nossos vizinhos, aos companheiros de trabalho e de lazer que temos necessidade de adorarmos o Tesouro mais precioso que Jesus nos deixou: o Seu próprio Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Por conseguinte, todo fiel cristão que participa da Solenidade de Corpus Christi acompanhando o Santíssimo Sacramento, em procissão pelas ruas da cidade, cantando os hinos eucarísticos e confeccionando os tradicionais Tapetes, concretiza a singular oportunidade de bradar ao mundo que nós fazemos parte do Corpo Místico de Cristo e só podemos dar esse testemunho em comunhão, como um só corpo.
A Solenidade do Corpo de Cristo é uma festa de alegria e, por isso, ao ver e sentir a nossa emoção, a nossa fé e o nosso amor pelo nosso Redentor, mesmo os mais incrédulos poderão afirmar: “Houve uma grande alegria naquela cidade!” (At 8, 8). Os cuidados, os serviços e a entrega que empreendemos na realização e participação da Festa do Sublime Sacramento podem ser oportunos meios que possibilitem aos habitantes de nossa cidade vislumbrar as razões da nossa verdadeira alegria; afinal, quem é alcançado pelo poder transformador da Eucaristia tem a alma transformada em um terreno fecundo, onde a Boa Semente do Evangelho produz generosos frutos. Quando a nossa alma é, de fato, um terreno fecundo de santidade, nós testemunhamos que, graças à contínua participação no Sacramento do Altar, estamos conduzindo Jesus Eucarístico para o nosso trabalho profissional, para os nossos ambientes de estudo e de convivência e para os mais diversos ambientes sociais. Desse modo, como cristóforos, portadores de Cristo, realizamos, a cada novo dia, uma nova procissão de Corpus Christi, pois levamos e conduzimos o nosso amado Redentor para o centro de nossas vidas e de nossa história.     
O renovado anúncio da esperança, efeito direto da reta participação no Corpo dado e no Sangue derramado de Jesus pela nossa salvação, leva-nos a evidenciar que o nosso entusiasmo com a aproximação da Solenidade de Corpus Christi é consequência direta das horas e dos momentos que empregamos nas visitas aos Sacrários e na adoração ao Senhor de todas as coisas. Nosso crescimento na fé e nosso permanente testemunho eucarístico fazem-nos ver que nossa união com o Cristo e a nossa missão eucarística não podem e nem devem se limitar apenas ao dia de Corpus Christi, pois as rosas e as flores que embelezam o Altar e o Tapete de Corpus Christi, no dia seguinte à Festa, começarão a murchar, a perder sua beleza e o seu perfume, mas, quando renovamos nossos encontros com o Cristo Eucarístico, sobretudo aos domingos, em nossas Paróquias e Comunidades, as rosas e as flores eucarísticas da nossa alma não perdem jamais o seu aroma, a sua beleza, a sua grandeza e majestade, perfumando assim a nossa existência com o cheiro da santidade. E não poderia ser diferente, pois a Festa de Corpus Christi leva-nos a expor, escancarar ao nosso próximo, sem medo ou reservas, a questão fundamental de nossa existência: Deus alimenta-nos com o Seu próprio Corpo e quer-nos santos; e essa vontade do Senhor não é uma quimera, um sonho, pois, na Eucaristia, Cristo nos dá os meios necessários para a nossa santificação.
Que neste ano de 2011, na celebração da Solenidade de Corpus Christi, saibamos tomar ou renovar o compromisso firme e duradouro de evangelizar, com novos métodos e expressões, alicerçados pelo Sacramento Eucarístico. No próximo dia 23 de junho, acompanhemos o nosso Redentor, que percorrerá as ruas de nossas cidades e de nossos estados, derramando inúmeras graças e bênçãos sobre o mundo, o nosso país, nossas famílias, nossas comunidades e sobre cada um de nós. Vamos vestidos com roupa de festa para rezar, cantar o sublime Amor, honrar e louvar ao Senhor e professar que todo o aparato exterior da Festa é a simples manifestação das nossas mais puras e santas disposições interiores. Que a Virgem Maria, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, guie e oriente os nossos passos na enorme tarefa de testemunhar, em Corpus Christi e em todos os dias de nossa existência, a grandeza do dom de Deus renovado e escondido nas Sagradas Espécies Eucarísticas. Assim seja! Amém!
Aloísio Parreiras
(Membro do Movimento de Emaús/Brasília)

Nenhum comentário: