Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dom Pedro Brito: 'Jesus é mestre, modelo e luz para o presbítero'

O Santuário Nacional de Aparecida é sede do 14º Encontro Nacional de Presbíteros.

O evento, que teve início na tarde de ontem (1º), segue até o próximo dia 7.

De acordo com o arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Dom Pedro Brito nesse 14º encontro é possível perceber uma grande mudança.

“Percebi um clero mais jovem, mais diocesano, mais brasileiro. Esses são elementos que precisamos considerar ao refletir sobre os problemas fundamentais da vida do nosso clero”, afirmou.

Dom Pedro ainda afirmou que os padres trazem a marca do bem, o entusiasmo, as motivações e também as dificuldades que vivem nos dias atuais de serem religiosos e cristãos no Brasil.

Para o arcebispo de Palmas Jesus é mestre, modelo e luz para o sacerdócio.

“Jesus é que nos identifica como presbítero, como sacerdote. A nossa missão, tudo que nós fazemos está muito ligado a Jesus e a nossa espiritualidade é a forma de seguirmos seu exemplo”, afirmou.

Desafios – Dom Pedro citou que o Encontro de Presbíteros nasceu da necessidade dos padres conhecerem a realidade de outras paróquias, comunidades e dioceses, diminuir as distâncias, partilhar experiências e superar as dificuldades econômicas e pastorais.

“A cada ano vamos aprimorando as nossas discussões, aprimorando as nossas dinâmicas e agora já temos uma configuração própria conseguindo dinamizar o clero do Brasil e atingir todas as dioceses do Brasil”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário