quinta-feira, 15 de março de 2012

Em nome de Jesus! Quando o Cristão se deita no divã

Palestra dia 3 de abril às 19 horas

Palestrante:
Rosane Maria França Nicolau Ribeiro (psicóloga)


Local:
SHCGN 709 Área especial, AMPARE - Asa Norte

Contato: (61) 8146-2962 / (61) 2194-7086 ou eidia2010@gmail.com

Relato importante:

Tudo começou ao ouvir alguns cristãos no divã falarem de seus sofrimentos, angústias, tristezas, dúvidas e conflitos. Nada diferente do que acontece a todos a não ser pelo detalhe que muitos cristãos antigos ou recém convertidos, além do divã, buscam a solução de seus problemas na igreja. No entanto, quando suas orações não são atendidas, na forma dos seus desejos, sofrem com um sentimento de desamparo por Deus. O imaginário transbordado de tantos porquês sem respostas definitivas que dêem ao sujeito a sensação de controle, abala a fé, levando muitas vezes à peregrinação por igrejas em busca do Deus que os atenderá.
Mas Deus é Deus, então, por quê a peregrinação?
Porque estão fazendo, em muitas igrejas, marketing com o nome de Jesus; estão confundindo Deus com o gênio da lâmpada.
Aproveitando-se das necessidades humanas básicas, como: dinheiro, trabalho, saúde, relacionamento amoroso e família, usam passagens bíblicas como forma de persuasão psicológica para atrair pessoas às igrejas.
Na euforia dos cultos, facilmente o sujeito sente-se renovado e otimista, mas não tarda e muitos encontram-se com seus velhos e conhecidos problemas. Movido pelo pensamento mágico não se inclui na razão dos acontecimentos e pensa-os fora da sua esfera de ação, desconsiderando o princípio básico do livre arbítrio.
Não muito diferente, no desejo que o outro resolva seus problemas, durante a análise o sujeito pregunta se não tem um "remedinho" que o faça parar de sofrer. Sim, talvez o psiquiatra receite algum que poderá promover uma melhora sintomática do estado de humor, mas jamais o remédio mudará sua vida.
E quanto a relação com Deus, a fé e a oração, essa é uma decisão pessoal e intransferível, consciente de quem servirá a quem.
A utilização de passagens Bíblicas para fundamentar a ideia da prosperidade tem sido distorcida colocando Deus a serviço do Homem e não o contrário.
Na palestra as principais passagens utilizadas em algumas igrejas e na televisão serão esclarecidas dentro de um contexto histórico cristão.
Será fundamentada biblicamente o que é a verdadeira fé e paz cristã, que foge a todo o entendimento.

Importante, tragam suas Bíblias!

Aproveito para solicitar que todos os interessados confirmem a presença por e-mail, para a melhor organização do ambiente onde será realizada a palestra.

Atenciosamente,
Rosane Nicolau

Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal