Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

Arquidiocese celebra Missa campal, lembrando a primeira Missa de nossa cidade


Em memória ao dia 03 de maio de 1957, data da primeira missa de Brasília, é que a Arquidiocese juntamente com o Arquivo Público convidam todos para participar da celebração Eucarística no dia 03 de maio de 2012, na Praça do Cruzeiro – em frente ao memorial JK.  A celebração será presidida pelo arcebipo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e é, também, uma homenagem aos candangos.
Segundo padre André Lima, coordenador do setor de comunicação. “A santa Eucaristia deu o tom da cidade: realizada sob os traços que lembram uma cruz e sendo erguida no meio do Planalto Central”. Sendo o primeiro ato público, e dando início às obras de construção da cidade em 1957, ocorreu essa celebração eucarística na manhã do dia 03 de maio daquele ano. Presidida pelo Cardeal Carlos Vasconcelos Carmelo Motta, arcebispo de São Paulo, contando com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida de São Paulo, e com a participação de Israel Pinheiro e Bernado Sayão, diretores da Novacap e de pessoas de todas as cidades vizinhas.

Juscelino Kubitschek disse ao final da primeira Missa em Brasília, em 03 de maio de 1957: “Hoje é o dia de Santa Cruz...Dia em que Brasília, ontem apenas uma esperança e hoje entre todas a mais nova das filhas do Brasil, começa a erguer-se, integrada no espírito cristão, causa, princípio fundamento da nossa unidade nacional; dia em que Brasília se torna autenticamente brasileira. Porque desde as suas origens o Brasil existe com a presença de Cristo. Este é o dia do batismo do Brasil novo. É o dia da esperança, o dia da ressurreição da esperança. É o dia da cidade que nasce. Plantamos, com o Sacrifício da Santa Missa, uma semente espiritual neste sítio que é o coração da Pátria. Seja-me permitido formular uma ardente súplica, neste momento: que Nossa Senhora da Aparecida, a Padroeira do Brasil e Madrinha de Brasília, vele por esta cidade que surge, resguarde os que a vierem habitar, volva os olhos benignos para os homens públicos que daqui deverão dirigir esta Nação, a fim de que eles honrem os nossos maiores e sirvam condignamente as gerações futuras. Que Brasília se modele na conformidade dos altos desígnios do Eterno; que a Providência faça desta nossa terrestre um reflexo da cidade de Deus; que ela cresça sob o signo da Caridade, da Justiça e da Fé”.
 
Serviço:
Missa campal, lembrando a primeira Missa celebrada no início da construção de Brasília
Dia: 03/05/2012
Horário: 20h
Local: Praça do Cruzeiro – em frente ao memorial JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário