quarta-feira, 6 de março de 2013

Não há candidatos definidos antes do conclave, afirma Dom Odilo

Perfil do novo Papa é construído durante reuniões, disse à Rádio Vaticano.
Brasileiro é apontado como um dos favoritos para suceder Bento XVI.



O cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, afirmou nesta terça-feira (5), em entrevista à Radio Vaticano, que não há nomes definidos à sucessão de Bento XVI antes do conclave – reunião secreta que elegerá o novo pontífice.

“Dizer que antes do conclave já se tenha os candidatos prontinhos faz parte da fantasia, mas não é a realidade do que realmente significa daqui para frente o trabalho do Colégio Cardinalício”, afirmou.

De acordo com ele, o conjunto de reflexões feitas durante as congregações – encontros pré-conclave – é que irá traçar o perfil do novo pontífice.

“No meio de todas essas considerações, vai se esculpindo também o perfil daquele que deve assumir o papel de sucessor de Pedro [...] os cardeais vão se reunir e, com muita transparência, fraternidade e senso de responsabilidade, vão fazer as reflexões sobre o que a Igreja precisa fazer daqui em diante”, afirmou.

A declaração de Dom Odilo ocorre em meio a notícias por parte da imprensa italiana de que o nome do Arcebispo de São Paulo tem sido cotado como forte candidato para suceder o Papa Emérito Bento XVI, que renunciou em 28 de fevereiro.

Os cardeais participaram nesta terça-feira (5) da terceira congregação geral, entre eles, 110 dos 115 eleitores que vão escolher o futuro pontífice. Os cardeais ainda não definiram a data do início do conclave.

Fonte: g1.com.br

Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal