Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

JMJ 2013: Peregrina dos EUA diz que "mal pode esperar para vir ao Brasil"

Faltam 64 dias para a Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013. Será o primeiro contato pessoal do Papa Francisco com os fiéis brasileiros num evento que reunirá católicos de todas as partes do mundo. A juventude tomará as ruas da cidade do Rio de Janeiro para, ao lado do Sumo Pontífice, proclamar que Jesus Cristo é o Senhor do Brasil.

Entre os incontáveis peregrinos estrangeiros que estarão no Rio de Janeiro, Emmy Ruiz, 19 anos, virá de Washington – Estados Unidos pronta para rever o país que já foi a sua casa. A jovem conta que, além da capital carioca, também morou em São Paulo. “Quando eu era mais jovem, morei no Rio e em São Paulo além de ter conhecido a cidade de Curitiba”, lembra.

Perguntada sobre suas expectativas de vir ao Rio para o encontro com o papa, Emmy foi categórica ao afirmar que está bastante empolgada com a oportunidade. “Quero muito saber o que o Papa Francisco tem a nos dizer. Já ouvi coisas incríveis a respeito do evento. Mal posso esperar”, comemora.

A norte-americana, que desde criança freqüenta a Igreja Católica, estuda na Gonzaga University, instituição de ensino fundada no século XIX e dirigida pela Companhia de Jesus, mesma ordem religiosa do papa. “Estou muito animada com o novo Papa. Ele é jesuíta e eu convivo com membros dessa ordem na universidade. A experiência que tenho é que eles realmente demonstram amar a juventude”, destacou.

Emmy, que é natural de Denver, no Colorado, conta que sempre desejou ir a uma JMJ, mas que, à época de Austrália – realizada em 2009, ela não tinha idade suficiente para viajar e ficar tantos dias longe de casa. Já na JMJ da Espanha, foram as atividades escolares que impediram a jovem de encontrar-se com o Papa Bento XVI. Dessa vez, Emmy viajará na companhia de outros jovens católicos.

“Vou viajar com jovens integrantes do movimento Regnum Christi. Minha mãe foi quem fez a minha inscrição para essa viagem. Eu não conheço nenhum deles, mas a expectativa é poder conhecer todos. Vejo que as pessoas estão muito animadas porque já ouviram coisas incríveis a respeito do Brasil”

Ao encerrar a entrevista para ZENIT, Emmy disse que sequer sabia o que dizer aos brasileiros sobre essa experiência em sua vida. Emocionada, a jovem abriu o coração. “Já que eu nunca participei de uma JMJ, eu realmente não sei o que dizer. Mas eu sei que milhões de pessoas se reunirão e eu acho que essa é a melhor coisa. Todos nós vamos juntos por uma única razão: Cristo. O mundo precisa de união”, finalizou.


Brasília também participará da JMJ Rio2013. A cidade é uma das sedes da Semana Missionária que ocorre uma semana antes do encontro no Rio, entre 15 e 21 de julho.

Nenhum comentário: