Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

20 de Novembro - Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança

Representantes de várias religiões de todo o mundo estarão reunidos no dia 20 de novembro, para comemorar o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança.Este dia foi instituído durante o III Fórum da Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC), em maio de 2008.

Conforme o site da Pastoral da Criança, este ano será incluído o resultado das ações das tradições religiosas voltadas para o enfrentamento das situações que afetam as crianças mais vulneráveis, que têm como referência o cumprimento de direitos descritos nos princípios da Declaração dos Direitos da Criança.

“Com base na apresentação destas iniciativas, a celebração do Dia de Oração e Ação pela Criança é uma oportunidade para definir estratégias de como superar os desafios que envolvem a infância”, lê-se no site da Pastoral da Criança.

Deste modo, o dia de Oração e Ação congrega as tradições religiosas para conhecer o que foi desenvolvido, aprender uns dos outros e definir estratégias ou uma agenda comum durante o ano; junto com as atividades recreativas e culturais para as crianças.



Brasília

Brasília terá várias comemorações pelo Dia de Oração e Ação pela Criança. No dia 20 de novembro haverá uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados Federal, das 10h às 12h, no Plenário Ulysses Guimarães. No dia 22 de novembro, das 9h às 11h, as festividades serão no Colégio Marista da Samambaia, na QS 502 s/n conjunto 9 lote 1.

Segundo Gildete Soares Andrade, coordenadora estadual da Pastoral da Criança, a intenção é criar “unidade das religiões na promoção dos direitos da criança, cultivo da cultura da paz”.



Dia de Oração e Ação pela Criança 2013

Em 2013, o Dia de Oração e Ação pela Criança, realizou várias rodas de conversa em dezenas de municípios do Brasil. No qual, o foco principal dos debates foram os pontos de atenção relacionados à violação de direitos das crianças.

A coordenação nacional da Pastoral da Criança identificou as seguintes causas de violações de direitos no Brasil: negligência, falta de cuidados, de interesse do governo, acesso às drogas, má qualidade da educação, serviços de saúde precários, desemprego, entre outros.

Neste evento estavam presentes a Pastoral da Criança, das tradições religiosas, organizações da sociedade, conselhos e instituições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário