Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2004

CURIOSIDADES DO ROCK

No dia 13 de julho foi comemorado o Dia Mundial do Rock. É indiscutível a importância do rock'n'roll não somente na música, mas também na sociedade moderna. Símbolo de rebeldia para os jovens, o rock já passou por diversas fases durante os seus 50 anos de história.

Mas o motivo para tanta polêmica em torno do rock'n'roll pode facilmente ser percebido com algumas atitudes e declarações de alguns dos mitos do estilo. Em meados de 1960, quando os Beatles conquistavam mais e mais adeptos pelo mundo, John Lennon diz à imprensa que banda é maior que Jesus Cristo. Ou seja, o mundo se dividia perante o vocalista do grupo. De um lado, os jovens, que clamavam por rebeldia e por mudanças na sociedade. Do outro, religiosos que simplesmente abominaram as palavras de Lennon, por razões óbvias.

Há quem acredite que o rock'n'roll simplesmente não sobreviveria sem as polêmicas. E parece que isso é verdade. Basta pensar nos britânicos do Oasis. O primeiro disco da banda, Definitely Maybe, foi o mais vendido da história da Inglaterra, superou até a vendagem dos Beatles. Qual a fórmula do sucesso? Riffs de guitarra marcantes, refrões grudentos e, lógico, muitas brigas e confusões, inclusive entre os irmãos Liam e Noel Gallagher.

E o sessentão Ozzy Osbourne? Quem o vê em seu reality show The Osbournes, dificilmente acredita na razão do apelido que o roqueiro sustenta até hoje, Madman (homem louco). Grande parte da fama de Ozzy surgiu após o espetáculo em que o vocalista simplesmente arrancou a cabeça de um morcego com os dentes. Pois é, o líder do Black Sabath afirma que foi tudo um engano, que ele havia pensado que o morcego era de chocolate.

Outra história célebre é do falecido baterista Keith Moon, da banda inglesa The Who. Um dos episódios mais incomuns protagonizado pelo músico aconteceu em sua mansão. Keith Moon convidou diversas celebridades para uma festinha particular. Todos os convidados chegaram à comemoração antes do batera. Para surpresa geral dos convidados, eis que surge o músico em seu Rolls Royce, atropela o portão da casa e vai parar com o carro dentro da piscina. Vale lembrar que até hoje o The Who é considerado um dos grupos mais rebeldes da historia do rock. Até mesmo o ato de se quebrar uma guitarra no palco. Engana-se quem pensa que foi Kurt Cobain que começou com a mania. Na década de 60, Pete Thowsend, guitarrista do Who, já destruía seu instrumento ao vivo.

Além das extravagâncias, os roqueiros também são famosos por suas fichas policiais. Nomes como Rolling Stones, Aerosmith, The Doors, Guns'n'Roses e diversos outros são figuras carimbadas nas delegacias por porte de substancias ilegais. Sem contar nas brigas particulares, destruição de hotéis, agressão, entre diversas outras acusações.

Mas o rock é isso e as curiosas histórias que o cercam são tantas, que fica difícil relembrar todas. A rebeldia faz parte da música, tanto quanto suas melodias, apresentações energéticas e as letras que fazem a cabeça de milhões de pessoas por todo o mundo.

Enviado por: André Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário